CTMac inicia capacitação e seleção de agentes mirins de trânsito de Macapá

Projeto é direcionado a crianças com idade entre 3 e 12 anos e será ampliado para todas as escolas municipais.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) inicia nesta quarta-feira (8) a segunda etapa da campanha Educar Para o Trânsito, direcionada às crianças com idade entre 3 e 12 anos, com o objetivo de capacitar e selecionar os agentes mirins de trânsito do município, tornando-os multiplicadores de conscientização para seus familiares.

As crianças da Escola Municipal Amapá são as primeiras a participar do projeto, recebendo, no período de 8 a 10 de setembro, de 14h30 às 15h30, orientações importantes e fundamentais para a educação no trânsito.

Durante esse período a CTMac trabalha em parceria com os membros do Grupo de Educação para o Trânsito e Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transportes da Policia Rodoviária Federal (PRF), proporcionando às crianças, através de uma didática dinâmica, o aprendizado sobre os seguintes temas: agentes envolvidos no trânsito e seu trabalho diária, conceitos dinâmicos, principais infrações de trânsito e como garantir um trânsito seguro.

Para se tornar um agente mirim de trânsito, ao final de cada programação, a criança deverá passar por um processo seletivo, uma pequena prova com os assuntos abordados nos encontros.

A campanha Educar Para o Trânsito acontecerá nas demais escolas municipais de Macapá.

O diretor-presidente da CTMac, Marcilio Dantas, explica que os agentes mirins selecionados serão diplomados, receberão camisa e boné de agente mirim de trânsito, bloco de multas e carteirinha. Os primeiros agentes selecionados na escola Amapá participarão da programação em alusão a Semana Nacional do Trânsito.

“As crianças são espontâneas, verdadeiras e sempre chamam a atenção dos adultos, além de serem futuros condutores, o que torna ainda mais importante esse projeto”, afirma Marcilio.

A chefe do Departamento de Coordenação e Educação Trânsito, Keila Machado, enfatiza que as ações de educação de trânsito realizadas dentro das escolas são práticas e dinâmicas. “Nossas crianças aprendem brincando e se tornam colaboradoras para a proteção de si mesmas e dos outros e no futuro serão jovens condutores conscientes e responsáveis”, conclui Keila.

O Policial Rodoviário Federal, Lázaro Lima, um dos responsáveis em repassar o conhecimento às crianças, afirma que a meta é trabalhar para educar no trânsito sem medir esforços.

“É um trabalho dinâmico realizado em equipe, as crianças são inteligentes e gostam de aprender e, principalmente, elas gostam de ensinar e esse é o nosso objetivo; capacitar essas crianças para que se tornem agentes mirins e passem a fiscalizar as pessoas que estão a sua volta”, explica Lázaro.