CTMac fiscaliza e notifica empresas de ônibus que descumprem horários e itinerários

Toda a frota das quatro empresas que atendem a cidade, está sendo fiscalizada.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Equipe de fiscalização da CTMac realizando vistoria no ônibus

Nesta quinta-feira (20), a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) esteve nos terminais de ônibus da capital para verificar se as permissionárias estão cumprindo com os horários e itinerários das rotas, além do número de coletivos que devem atender a população. Durante a ação, duas empresas foram notificadas.

Antes da aplicação de multas, os fiscais emitem uma Ordem de Serviço, caso não seja cumprida, notificam a empresa. Persistindo o descumprimento, é aplicada multa diária no valor de R$ 963,39. 

As vistorias acontecem durante os horários da manhã e tarde. Toda a frota das quatro empresas que atendem a cidade está sendo fiscalizada.

O diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo, salienta que o compromisso é com o cidadão, que precisa ter um transporte público adequado e de qualidade.

“Nossa atuação é rigorosa, seguindo a determinação do prefeito Dr. Furlan, que prioriza a qualidade e respeito no atendimento aos usuários de ônibus. As empresas são comunicadas diariamente sobre as vistorias e orientadas a sanar os problemas identificados pelos fiscais, tendo que se adequar as solicitações e caso não atendam as demandas, a CTMac irá expedir multas diárias até a solução do problema”, reforçou o gestor.


Dona Ivone Barbosa, estava na parada durante a abordagem dos fiscais e aproveitou para reclamar da demora e da falta de ônibus. “A população acredita no trabalho que a prefeitura vem realizando, só quero que as empresas de ônibus nos respeitem e garantam o nosso direito de ir e vir”, reclamou.

Para Anésia Baiano, a espera pelo ônibus é um dos principais problemas enfrentados na região onde mora. Com a atuação da CTMac nas empresas, ela acredita que essa realidade pode melhorar.

“Eu sei que não depende somente dos órgãos competentes para o bom funcionamento, sei que é um conjunto, mas se cada um fizer a sua parte, os problemas serão resolvidos e isso faz com que a população passe a usufruir melhor do transporte coletivo”, ressaltou.