A Prefeitura de Macapá, através da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac), começa a implantar nas ruas e avenidas da capital áreas exclusivas para parada de motociclistas nos semáforos, chamada de ‘Motobox’ – espaço reservado para que os motociclistas aguardem a abertura do semáforo, sem que fiquem em meio aos corredores formados pelos demais veículos.
Os motobox são espaços demarcados após a faixa de pedestres com o objetivo de diminuir consideravelmente o número de acidentes, principalmente envolvendo motociclistas e condutores de automóveis, visto que o espaço possibilita que condutor da moto esteja à frente do veículo, melhorando a visibilidade das motocicletas pelos condutores de carros, resguardando dessa forma a segurança de todos.
Agora, o motociclista que passar pela avenida Padre Júlio e Cora de Carvalho irão encontrar cerca de 40 espaços demarcados na pista para aguardar o sinal de trânsito abrir. Um dos trechos está sinalizado no cruzamento da avenida Padre Júlio, esquina com rua São José.
Desde o início do ano a Prefeitura de Macapá, por meio da CTMac, vem reforçando a sinalização de trânsito vertical e horizontal de toda a cidade e segue orientando os condutores sobre as mudanças no trânsito da capital e quem for pego descumprindo as regras será multado pelos agentes da Companhia.
O diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, explica que o maior objetivo da sinalização é retirar motociclistas do meio dos carros durante a espera semafórica, evitando assim diversos transtornos.
“É importante ressaltar que esse espaço já foi adotado em outras capitais e tem garantido, além de segurança, a redução de conflitos no trânsito, entre motoqueiros e condutores”, enfatiza o diretor.
Para o motociclista Ronaldo Xavier essa é uma realidade que vai beneficiar a todos. “Nós motoqueiros nos sentimos mais seguros quando estamos na frente dos veículos, porque podemos sair livremente com a abertura do semáforo, o que facilita também para os automóveis que deixam de dividir os espaços com as motos. Macapá tá crescendo e o respeito no trânsito tá acompanhando essas transformações, graças aos nossos órgãos de segurança”, diz satisfeito.