Creas Cidadania e conselhos tutelares promovem busca ativa de crianças e adolescentes em situação de rua em Macapá

Ação faz parte da campanha 'A rua não é o meu lugar, que combate a violação de direitos.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

Nesta segunda-feira (28), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Cidadania, com os conselhos tutelares das zonas oeste e sul de Macapá, realizarão a busca ativa de crianças e adolescentes em situação de rua. A atividade que faz parte da campanha ‘A rua não é o meu lugar’, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), trabalha a conscientização da população no combate a violação de direitos.

De acordo com a coordenadora do Creas Cidadania, Ana Clébia Duarte, o Centro e os conselhos tutelares realizarão o mapeamento de pontos críticos nos quais existe maior incidência de violação de direitos de crianças e adolescentes.

“Uma série de denúncias da população chegaram ao Conselho da Zona Oeste. Com isso, montamos esta força tarefa para identificar as situações as quais as crianças e adolescentes estão sendo expostas e isso varia desde trabalho infantil ao abuso sexual”, explica a coordenadora.

O serviço de abordagem social terá início na área comercial do bairro Marabaixo, seguindo para outros pontos da capital. Os casos de violação de direitos identificados durante a busca serão encaminhados para as redes de proteção e órgãos competentes.

Servidora do Creas Cidadania durante blitz educativa no bairro Santa Rita | Fotos: Elivelton Ferreira/PMM