CrasAmorTEApoia: Oficina educativa com o tema autismo assiste mães do Conjunto Macapaba

Projeto atende 30 famílias que participam das atividades

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Projeto da Assistência Social atende 30 famílias no Conjunto Macapaba I Foto: PMM

A compreensão do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as formas de acessibilidade, inclusão e atendimento têm sido objeto de preocupação da Assistência Social. E, nesta quinta-feira (19) uma oficina educativa realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amor, através do projeto “CrasAmorTEApoia” atendeu mães do Conjunto Habitacional Macapaba.

Com a temática, “O que fazer com minha criança com transtorno do espectro autista”, a oficina reuniu mães que participaram de uma palestra ministrada pela psicóloga, Nathalia Alves, que trabalhou na roda de conversas orientações sobre rotina, identificação de emoções e acompanhamento. O projeto atende 30 famílias que participam das atividades.

“A gente percebe o quanto a roda de conversa é importante para as mães, aqui elas aprendem como trabalhar dentro de casa com essa criança, como desenvolver uma rotina de comportamento dentro do ambiente familiar e a percepção emocional”, explicou a psicóloga.

A interação entre as mães também serviu para esclarecer dúvidas, a partir da troca de experiência com mães que passam por dificuldades ou tiveram resultados positivos nos cuidados com seus filhos autistas.

Ana Célia Santana Miranda, relata que a informação é um grande aporte para saber lidar com a rotina da criança em cada fase de crescimento. “Para nós mães de crianças com autismo, o que o projeto oferece de informação e orientação é muito bom, principalmente o atendimento psicológico que nos acolhe, nos ouve e orienta como saber lidar e desenvolver uma rotina com nossos filhos autista”, declarou Ana.

O projeto “Cras AmorTEApoia”, trabalha várias frentes de abordagens sobre o autismo, desde comportamento, alimentação nutricional, relação familiar e autoestima das mães e cuidadores de crianças com o espectro autista. A cada semana um novo tema é trabalhado e ações de serviços são desenvolvidas para prestar apoio às famílias.

O secretário municipal de Assistência Social, Nildo Nunes, ressalta que é cada vez mais frequentes famílias com crianças autistas que buscam serviços nos Cras da Assistência Social e o projeto do Cras Amor vem mobilizando iniciativas de atendimento. “O projeto do Cras Amor é um primeiro passo para que haja uma preparação contínua dos nossos profissionais e para que este público seja cada vez mais assistido” relatou o gestor.