‘Cras Vai à Comunidade’: Moradores do bairro Congós recebem atendimentos socioassistenciais

Projeto completa um ano de atividades e ofertou à população os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Esperança e benefícios eventuais

Por Aline Silva* - Secretaria Municipal de Assistência Social

Projeto Cras Vai à Comunidade | Foto: Aline Silva/PMM

Prefeitura de Macapá, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Esperança, realizou, nesta sexta-feira (14), mais uma edição do Projeto Cras Vai à Comunidade. A programação foi realizada no Centro de Atividades Sociais da Periferia (CASP), localizado na Zona Sul de Macapá.

O lugar escolhido foi uma Associação Comunitária do bairro Congós. A entidade é coordenada por lideranças femininas que conhecem os desafios sociais da comunidade. O projeto foi idealizado pelo Cras Esperança. Tem como proposta levar atendimentos gratuitos às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Atualização do CadÚnico; Passe Livre Federal para Idosos e Pessoas com Deficiência (PcD); escuta psicossocial e entrega de benefícios eventuais foram os serviços ofertados. No total, a equipe do Cras registrou 87 atendimentos e 20 agendamentos.

A dona de casa, Gleiciane Carvalho, 29, é assistida pelo equipamento. Ela aproveitou que a equipe estava na região onde mora e atualizou o cadastro.

“Eu ganhei bebê recentemente e precisava de alguns serviços do Cras. Porém, é difícil para gente se deslocar até o Centro, por causa da distância. Foi uma oportunidade maravilhosa e espero que outras ações possam acontecer”, disse.

Coordenador do Cras Esperança, Marcos Abelardo, afirmou que o compromisso do Centro é atender a população com qualidade e proporcionar acessibilidade.

No total, a equipe do Cras registrou 87 atendimentos e 20 agendamentos | Foto: Aline Silva/PMM

“Comemoramos um ano do projeto e atendemos nossos usuários do bairro Congós, no qual faz parte da área de abrangência do Cras Esperança. Todos os serviços do equipamento foram disponibilizados para este dia mega especial”, ressaltou Abelardo.

Secretária Municipal de Assistência Social, Mayla Carvalho, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância de levar acolhimento e serviços essenciais para as comunidades.

“É uma satisfação participar e levar o Cras até a comunidade. O objetivo é aproximar e levar os serviços dos nossos equipamentos para todos os lugares, a fim de chegar àqueles que mais precisam”, completou a gestora da pasta.

Aline Silva* – Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social

| Fotos: Aline Silva/PMM