Cras Simpatia promove roda de conversa sobre saúde do idoso em Macapá

Encontro aconteceu nesta quarta-feira (14) e atendeu idosos ligados ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Público também fez exames laboratorias | Foto: Alexndra Gomes/PMM

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Simpatia, na zona sul de Macapá, promoveu uma roda de conversa sobre saúde do idoso. A ação aconteceu nesta terça-feira (14) para o público acompanhado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Os participantes tem entre 60 e 80 anos e usaram o momento para tirar dúvidas.

Durante o encontro foi discutido o autocuidado, questões relacionadas à saúde da pessoa idosa, prática de exercícios físicos e alimentação saudável para a terceira idade. Além disso, também foi promovida palestra que alertou sobre o perigo da automedicação e como isso se tornou uma prática entre as pessoas.

A atividade contou com a participação da equipe de assistentes sociais do Cras e de profissionais de saúde do Sesc Amapá, que realizaram exames laboratoriais e fizeram a aferição de pressão e testes de glicemia.

Atividade reuniu pessoas entre 60 e 80 anos | Foto: Alexandra Gomes/PMM

A assistente social do Cras Simpatia, Meire Rose Carvalho, explica que o órgão faz um trabalho de acolhimento particularizado com cada idoso e isso é feito por meio do do Paif, quando é feita uma pequena entrevista na visita domiciliar para conhecer a realidade em que aquela pessoa se encontra. 

“Verificamos que no período da pandemia esse público ficou muito isolado e eles estavam com muita necessidade de participar de atividades em grupos. Fizemos o chamado e eles vieram com muita aceitação. Isso é gratificante”, ressalta Meire. 

O aposentado Jaime dos Santos, de 76 anos, pai de sete filhos, diz que participar do encontro e das atividades em grupo dão mais vida. “Foi muito bom participar dessa programação e das conversas sobre os cuidados com a nossa saúde”, diz.

O secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, diz que a pasta já planeja novos encontros para discutir as questões relacionadas à saúde do idoso porque isso é um dos fatores fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos usuários.

“O tema saúde é sempre muito amplo e desperta o interesse de quem se propõe a ouvi-lo. E com certeza, novos encontros serão marcados dentro dessa temática, nossa equipe está sempre trabalhando em temas que são pontuais para o cuidado e o fortalecimento do vínculo familiar”, destaca.