Cras Igualdade promove ação voltada à prevenção do uso de drogas e alcoolismo

Campanha é fundamental para promover um estilo de vida saudável e duradouro

Por Aline Silva* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Diversos serviços foram ofertados gratuitamente para à população | Foto: Nágila Rocha/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Igualdade, realizou nesta sexta-feira (9), ação referente ao mês de combate às drogas e ao alcoolismo – Fevereiro Vermelho. A programação abrangeu diversos serviços de saúde e assistência e atendeu aproximadamente 400 pessoas.

Fevereiro vermelho é considerado o mês de prevenção do combate às drogas e álcool, e pretende conscientizar a população sobre o malefício que eles podem causar. A campanha é fundamental para promover um estilo de vida saudável e duradouro.   

Exames laboratoriais (rotina), coleta de PCCU, teste rápido-HIV, Sífilis, Hepatites B, C, atendimento psicológico, massoterapia, atualização de cadastro, emissão de carteira do idoso, feirinha das mulheres do serviço de convivência, educador físico, assistência social, corte de cabelo e designer de sobrancelhas, foram os serviços ofertados.

A iniciativa contou com parceria do Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), Faculdade Estácio – Polo Marabaixo, Belissima Fashion Hair – Corte de cabelo e Keith – Designer de sobrancelhas e Orquestra Agnus Dei, da Fundação Municipal de Cultura (Funcult).

Kathyusia Oliveira, de 32 anos, frequenta o Cras há dois anos. “Precisamos cada vez mais desses serviços, de saúde e estética”. A dona de casa complementa que seu objetivo era apenas a atualização do cadastro único e acabou sendo premiada com um kit escolar da Faculdade Estácio – Polo Marabaixo.

Lene Moraes, Coordenadora do Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), reforça a importância da parceria com a prefeitura. “É sempre um prazer para nossa instituição participar dessas ações e trazer nossos serviços. Nós sabemos que o CRAS é a porta de entrada das famílias e estamos aqui para colaborar e ajudar a comunidade”.

Simone Coelho, Coordenadora do CRAS Igualdade, explica o objetivo desta ação. 

“A conscientização é primordial e a prevenção é a melhor alternativa. As drogas, inclusive o cigarro e o álcool, oferecem prazer imediato, no entanto, causam dependência física, psicológica e síndrome de abstinência, fazendo com que o indivíduo necessite de tratamento. O Cras juntamente com a Prefeitura de Macapá, apoiam essa campanha de combate, e se você que está passando por essa situação procure ajuda, todos os dias é dia de valorizar a vida”.     

Aline Silva* – Estagiária sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social