Cras Igualdade de Macapá fecha programação em homenagem ao mês das mães

Palestras, dinâmicas, autocuidado emocional, psicológico e físico foram algumas das propostas desenvolvidas com as mulheres.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Programação encerrou na sexta-feira (20), no Cras Igualdade | Foto: Rogério Lameira/PMM

Na sexta-feira (20), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Igualdade, no bairro Marabaixo 3, encerrou a programação voltada para as mães. Durante o mês de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu uma série de atividades voltada ao público feminino em situação de vulnerabilidade social.

Ciclos de palestras educativas e motivacionais, dinâmicas de autovalorização, orientações a respeito do papel da mulher como chefe de família, maternidade, cuidados com recém-nascidos, autocuidado emocional, psicológico e físico foram algumas das propostas desenvolvidas com as mamães.

A troca de experiências sobre o processo de educação dos filhos trouxe para a dona de casa Márcia Cristina, de 64 anos, mais conhecimento.

“É muito importante essa conversa aberta com os profissionais, pois eles orientam como melhorar a educação dos nossos filhos, seja dentro ou fora de casa. Sou mãe de três filhos e vejo a programação como uma oportunidade de conhecer outras mulheres, para trocar experiência de vida e conhecimento. Me sinto feliz de também ajudar outras mães. O Cras é um lugar onde nos sentimos valorizadas”, comenta.

As mães também participaram de um momento relaxante com auriculoterapia, uma técnica terapêutica usada para estabelecer o equilíbrio energético do corpo. O tratamento, que ajuda problemas de saúde como ansiedade, enxaqueca ou compulsão alimentar, foi feito por profissionais do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis).

“Os centros são a porta de entrada para o reequilíbrio de famílias e de mães que procuram ajuda. Além de prestar serviços de cadastramento para a aquisição de auxílios eventuais, o espaço também faz o acompanhamento, pois quando a pessoa se sente acolhida, ela ganha força e motivação para um novo recomeço”, explica o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes.

No final do evento, foi servido um café da manhã e teve distribuição de brindes e lembranças.