Doações e plantio de mudas incentivam mais áreas verdes em Macapá

Ação da Prefeitura de Macapá marcou o Dia ‘D’ da campanha “Junho Verde 2022”.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Muda de Oití sendo plantada no canteiro do CEU das Artes, na zona norte de Macapá | Foto: Abel Neto/PMM

Por mais áreas verdes na cidade. Essa foi uma das propostas da Prefeitura de Macapá com o incentivo de plantio e doação de mudas.  A ação realizada neste sábado (18), nas zonas norte, sul e oeste da capital, faz parte do Dia ‘D’ da campanha “Junho Verde 2022”.

Durante a programação foram plantadas e distribuídas 2 mil espécies arbóreas, que futuramente irão influenciar no paisagismo urbano, em um clima mais ameno e no conforto ambiental à população macapaense.

Plantar uma árvore significa proporcionar às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.

“No canteiro do CEU [Centro de Artes e Esportes Unificados] das Artes da zona norte, plantamos um Oití, que sem dúvida, vai proporcionar sombra e outros benefícios para a comunidade do bairro Infraero. Estamos promovendo boas práticas ambientais e a preservação das áreas verdes no município de Macapá”, comenta.

Foram distribuídas mudas de ipê amarelo e jambu | Foto: Abel Neto/PMM

Além do plantio do Oití, que é nativo do Piauí à Bahia e muito utilizado em arborização das cidades, também foram distribuídas mudas de ipê amarelo e jambu. As duas espécies são importantes no paisagismo, principalmente pela floração do ipê, que ocorre entre os meses de julho e setembro e chama a atenção de moradores e visitantes.

A ação contou com a participação das secretarias municipais de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) e de Zeladoria Urbana, além do Conselho de Arquitetura Urbanismo no Amapá (CAU/AP) e dos tribunais Regional Eleitoral (TRE) e de Justiça (Tjap).