
O Bioparque da Amazônia é um espaço natural localizado em área urbana de Macapá, com acesso pela rodovia Josmar Chaves Pinto. Para os amantes de ecoturismo sustentável, o parque possui um ambiente perfeito para momentos marcantes de contato com a biodiversidade da região norte.
No Dia Mundial do Turismo Ecológico, comemorado nesta terça-feira,1º de março, que tal conhecer a unidade de uma maneira diferenciada? A data marca a proximidade com atividades que promovam a vivência e o conhecimento sobre o meio ambiente. A dica é aproveitar as seis trilhas naturais presentes no local.
‘’As trilhas ecológicas são divididas entre terrestres e aquática, disponíveis para a prática de caminhadas, contemplação do corredor da biodiversidade amazônica, observação dos animais e passeio de canoa, com a opção de auxílio de monitores’’, explica o diretor-presidente do Bioparque, José Aranha Neto.

Veja as aventuras disponíveis em cada trilha:
Guarda-parque
Com 4 quilômetros de extensão, a trilha Guarda-Parque é a maior na modalidade terrestre. Uma ótima pedida para quem curte caminhar ouvindo o canto dos pássaros ou barulho da floresta.
No início do percurso, é possível conhecer a Casa da Árvore, construída a 3 metros do chão. O espaço é indicado para as crianças, com capacidade de até 15 pessoas.
Central
A trilha central possui um calçamento em blocos de concreto no formato hexagonal, com piso tátil direcional, facilitando a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção e visual. No caminho o visitante pode conhecer o logradouro das aves, a maloca e locais para fotos.
Sacaca
Recebe este nome em homenagem a Raimundo dos Santos Souza, o mestre Sacaca. O grande pesquisador de plantas medicinais criou a trilha, com trajeto de 700 metros.
No local encontra-se o Jardim Sensorial, um espaço acessível para pessoas com dificuldade de locomoção. O ambiente dispõe de um quilômetro de extensão, superfície tátil fixada no chão e cordas para guiar pessoas com deficiência visual.
A trilha finaliza no Meliponário, que promove o manejo da fauna de abelhas sem ferrão. O ecoatrativo destaca a importância dos animais para o mundo, no viés da conscientização e preservação do meio ambiente.


Ressaca
No início do percurso encontra-se o Jardim Amazônico, que contém uma cascata denominada Poço da Mãe D’água. Além de uma trilha aquática com 2, 6 quilômetros, que pode ser percorrida de canoa.
Onça
A trilha na versão terrestre abrange 330 metros. Nela o visitante pode conhecer o logradouro da Onça Pintada e corredor natural de orquídeas nativas, um projeto em andamento que abrigará diferentes espécies das plantas.
Pau-Brasil
Com 330 metros de distância, a trilha concentra grande parte dos logradouros com os animais que habitam o parque. Nos espaços vivem antas, macacos aranhas e pregos, jabutis e uma guariba.
Para quem gosta de turismo sustentável, a trajeto dá acesso ao circuito aventura, com arborismo e trilha suspensa.
Bioparque
O Bioparque é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. O espaço agrega três biomas presentes no Amapá. Os visitantes podem participar de atividades voltadas para educação ambiental, contemplação da natureza e prática de esportes de aventura, como arborismo, canoagem e tirolesa. Durante todo o passeio é obrigatório o uso de máscara de proteção.

