Comunidades Torrão do Matapi e Areal terão novos espaços para posto de saúde e escola municipal

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Posto de Saúde da comunidade do Torrão do Matapi | Foto: Narah Pollyne

As comunidades do Torrão do Matapi e Areal do Rio Matapi, a 22 quilômetros de Macapá, receberam na quarta-feira (9), a visita de uma comitiva da Prefeitura de Macapá, que avaliou várias necessidades dos moradores, entre elas, a construção de uma nova escola e a reforma do posto de saúde.

Profissionais das secretárias de Obras e Infraestrutura, Mobilização Social, Educação e Iluminação foram até o local após a população solicitar melhorias ao prefeito Dr. Furlan, que esteve no último sábado (5), acompanhando um mutirão de limpeza na região.

A moradora Jessica Mendes, de 29 anos, registrou as duas visitas e diz que a comunidade se sente feliz em ser atendida.

“Ficamos felizes como a visita do prefeito. A equipe da prefeitura ouviu os pedidos de melhorias para a nossa comunidade. Foi uma boa surpresa receber novamente a comitiva, dessa vez, para avaliar as reivindicações. Estamos com a esperança de que as obras aconteçam”, disse empolgada.

Moradora Jessica Mendes acompanhou a visita da comitiva municipal | Foto: Narah Pollyne

O primeiro local visitado pelo grupo foi o posto de saúde do Torrão do Matapi. A equipe da Secretaria de Obras (Semob) coletou dados técnicos da área. Inicialmente foram identificados problemas no telhado, no forro, nas estruturas de madeira e pintura do prédio.

“Essas visitas no local são importantes para a nossa equipe ver a real necessidade de cada localidade. Seguimos trabalhando cada vez mais nos distritos, identificando os locais que também precisam de reformas, ampliações e construções”, disse o subsecretário de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos.

Serão reformados telhado, forro e estruturas em madeira do posto de saúde | Foto: Narah Pollyne

Depois a comitiva seguiu para comunidade do Areal do Rio Matapi, cerca de 6,5 quilômetros do Torrão do Matapi. Os moradores acompanharam a visita na escola da comunidade. O antigo local não suporta mais a demanda e tem muitos problemas estruturais. Neste caso, será necessário a construção de um novo prédio.  

Parte do prédio da antiga escola do Areal do Rio Matapi | Foto: Narah Pollyne

Para o coordenador de tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, a visita é necessária pois estabelecer diálogos, propor uma solução conjunta e com celeridade.

“Nosso objetivo aqui é fazer um levantamento dos alunos que estão fora de sala de aula, tanto crianças, quanto jovens e adultos. Nossa intenção é não realocar esses estudantes para uma instituição de ensino distante. A proposta é construir uma escola dentro da comunidade”, explica.

A comitiva municipal segue visitando distritos e bairros da capital, acompanhando e monitorando obras em andamento, além de ouvir as necessidades dos moradores.

Comunidade acompanhou visita da comitiva municipal | Foto: Narah Pollyne