‘A prefeitura começou a limpar novamente e nós precisamos preservar’, disse morador sobre ações no canal do Beirol

O local recebe serviços de desobstrução e desassoreamento. Trabalho faz parte do cronograma de limpeza urbana do município.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

“Junto com as chuvas também chegam os problemas de transbordamento de alguns canais devido ao acumulo de lixo. Aqui no Beirol a Prefeitura está limpando e nós moradores vamos garantir a manutenção da área”, disse o operador de máquinas Francisco Barbosa dos Santos, que está acompanhando os serviços de limpeza, retirada de entulhos, desobstrução e desassoreamento do local, considerado o maior canal urbano da Cidade de Macapá, totalizando pouco mais de 5 quilômetros de sua nascente até o rio Amazonas.

“Desde a semana passada quando a prefeitura começou a limpeza no canal eu passo por aqui. O local está ficando bem limpo e se for mantido assim, não teremos mais problemas de transbordamento durante as chuvas. A população não só daqui do bairro, mas de toda a cidade precisa ajudar evitando despejar lixo nas margens e até dentro do canal”, considerou a autônoma Maria Maura Cardoso dos Santos.

De acordo com Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, as intervenções estão ocorrendo desde o dia 20 de dezembro do ano passado e já passaram pelos trechos das avenidas Maria Rosa Tavares de Almeida, Francisca P. Mendonça, Creuza Mendes de Olanda, Tembés, Tupis, Tamoios, Timbiras e Guaranis.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, mencionou a grande quantidade de lixo que sempre e retirada dos canais, entre eles materiais de construção, capim, galhos, restos de poda, carcaças de televisores, fogões, geladeiras, além de roupas, sapatos e até guarda-roupas e armários. “Tudo isso jogado onde bem entendem e normalmente onde se formam amontoados. Já encontramos até restos de animais. O mau cheiro é insuportável e a visão disso tudo é horrível”, disse o secretário.

“Nós estamos limpando. Queremos um período invernoso sem ocorrências, mas pra isso, a população tem que colaborar e não despejar lixo nas vias públicas, áreas de ressaca ou canais”, completou Jean Patrick. A Prefeitura pede que a população denuncie o descarte irregular de lixo ligando para o disque denúncia pelo número (96) 99970-1078 ou vá ao prédio da Zeladoria na Avenida Maria Quitéria, 317, bairro do Trem, zona sul de Macapá.