Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amor entrega kit’s bebê

Ação faz parte do programa de benefícios eventuais, que determina a proteção temporária em casos especiais, como a gestação

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Grávidas assistidas pelo Cras Amor recebem kit bebê I Foto: Arthur Alves/PMM

Com o intuito de prevenir e promover o enfrentamento a situações de vulnerabilidade social de mães durante o período de gravidez a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amor, distribuiu kit bebê para 13 mães. A ação que aconteceu nesta sexta-feira (28), contou com palestra educativa realizada por uma equipe de acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera.

A gestante Milene Lopes de Oliveira, de 20 anos, está grávida de 9 meses de seu primeiro filho, um menino. Ela afirma que o auxílio é muito mais que um apoio, é cuidado, carinho e atenção. “Eu acho muito importante esse atendimento além do Kit a gente recebe cuidado, carinho e atenção”, declara a nova mamãe.

Os kits entregues pela Assistência Social são compostos por banheira 28 litros, body de manga curta e longa nos tamanhos M e G, cobertor antialérgico de bebê, pacote de fraldas descartáveis, lenço umedecido, sabonete, shampoo, cotonete, kit escova, toalha fralda e mijão nos tamanhos M e G.

A proposta da entrega dos kits é garantir apoio e atenção às futuras mães, assim como assegurar o acolhimento da criança desde a gestação. “Um dos nossos objetivos enquanto gestão é fortalecer os vínculos familiares, e a entrega desses kits vem para assegurar o direito das gestantes que necessitam de um complemento para receber esse bebê”, afirma o subsecretário de Assistência Social, Nildo Nunes.

A ação faz parte do Programa de Benefícios Eventuais, que determina a proteção temporária em casos especiais, como a gestação. Os kit’s são direcionados às gestantes acompanhadas pela equipe técnica de cada Cras, por meio do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família).

Para a coordenadora do Cras Amor, Suellen Farias, a iniciativa é mais uma conquista da gestão no cuidado com as pessoas. “Algumas mães precisam de um suporte maior para passar pela gestação e a gestão municipal, através de medidas como estas, se faz presente para garantir saúde e mais dignidade a estas famílias”, finaliza.