A Central do Descarta Treco atendeu à solicitação de moradores da Zona Sul da capital nesta terça-feira (31). Os bairros atendidos foram: Beirol, Santa Inês, Araxá, universidade e Jardim Marco Zero. Atendimento acontece por agendamento, através do número (96)98125-1151.
O serviço executado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), recolhe eletroeletrônicos, móveis e outros objetos domésticos inutilizados.
Moradora do Bairro Beirol, Vanusa Vaz, 36 anos, contou que solicitou o serviço há menos de uma semana. “Rápido e prático. Essa iniciativa evita que a população descarte móveis de forma incorreta e suje canais e vias da cidade”, afirma.
O objetivo do Descarta Treco é recolher objetos inutilizados e realizar a destinação correta para evitar que esses materiais parem em vias públicas e causem transtornos na cidade como: alagamentos, proliferação de pragas e doenças.
Outra solicitação atendida pelo Descarta Treco foi na residência da família Lima no bairro Santa Inês. Lá foram recolhidos máquina de lavar, estantes e uma televisão. O casal falou o quanto acha importante o descarte correto.
“A gente não tinha onde colocar, e descartar em qualquer lugar é até crime ambiental. Então, soubemos do serviço pelas redes sociais e agendamos”, contou a autônoma, Sabrina Lima. “Dessa forma esse tipo de material não vai parar em lugares inapropriados, causando risco para a população”, concluiu o marido de Sabrina, Marcelo Lima.
No último trimestre, de julho a setembro, a Central do Descarta Treco executou 630 retiradas. Os itens mais recolhidos nas residências da cidade foram:
- Sofá: 158
- Cama: 88
- Máquina de lavar: 76
O Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Helson Freitas, ressalta que o projeto tem sido um instrumento eficiente para auxiliar na limpeza e manutenção da cidade. “Temos atendido demandas por toda a Macapá e isso contribui para manter os logradouros limpos. A destinação correta através do Descarta Treco de fato tem feito a diferença”, ressaltou.
Confira mais fotos: