Castramóvel Itinerante realiza atendimentos no habitacional Macapaba

Até a próxima sexta-feira (21), cães fêmeas são o público-alvo desta semana

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Unidades Veterinárias de Atendimento estão localizadas na Quadra 10, Centrinho, no Habitacional Macapaba | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Os atendimentos no Castramóvel Itinerante da Prefeitura de Macapá continuam para cães e gatos do Habitacional Macapaba e bairros próximos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), por meio da Coordenadoria de Saúde, Proteção e Defesa Animal (Capda). Até a próxima sexta-feira (21), cães fêmeas são o público-alvo desta semana.

“Castração é sinônimo de saúde. Está comprovado que a intervenção evita o câncer de mama e de útero, traz longevidade ao animal e deixa-os mais dóceis”, destaca a subcoordenadora de Saúde, Proteção e Defesa Animal, Mayara Santos.

Para a estudante Roberta Freitas, tutora da Charlotte, castração representa um ato de amor ao pet. “É muito importante para controlar a natalidade de cães e gatos, pois muitos ficam abandonados nas ruas e nem todo mundo possui disponibilidade para cuidar”.

De acordo com a estudante Priscilla Martins, responsável da cadela Baby, de um ano, o serviço da Prefeitura de Macapá é uma conscientização sobre saúde animal.

Requisitos

O objetivo da castração é diminuir a superpopulação de animais em situação de rua, crias indesejadas, evitar a proliferação de doenças e combater diversos tipos de patologias.

Para realização do procedimento, os tutores devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal.

Podem ser castrados cães fêmeas com idade mínima de seis meses até a idade máxima de cinco anos. Pets no cio ou que amamentam não podem passar pela intervenção cirúrgica. Caso tenham tomado a vacina antirrábica, são operadas um mês depois da aplicação.

| Foto: Luiz Felype Santos/PMM

O serviço ocorre de segunda a sexta-feira, a partir das 8h da manhã, com distribuição de senhas. Os donos precisam levar o animal em jejum sólido e líquido no tempo mínimo de oito horas para realização da coleta de material para os exames pré-operatórios. Após o resultado, caso o animal esteja apto para o procedimento, será agendado o retorno à cirurgia.

O responsável deve levar focinheira, guia reforçada e roupas cirúrgicas.

Cuidados no pós-operatório

Uma vez realizada a cirurgia, o tutor deve estar atento para alguns cuidados, como:

  • Repouso do animal de 10 a 14 dias;
  • Seguir os horários dos antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico veterinário, um dia depois da cirurgia. Em alguns casos, o profissional pode indicar o uso de vitaminas para auxiliar na recuperação;
  • Limpeza do ferimento e do ponto com solução fisiológica e rifocina para conter a entrada para microrganismos;
  • Uso da roupa pós-cirúrgica para evitar esforços que poderiam romper os pontos;
  • Ambiente familiar limpo para evitar que cães contraiam infecções no pós-operatório;
  • Cães fêmeas retiram pontos de 10 até 14 dias depois da cirurgia, mediante retorno ao Castramóvel.