Auxílio Alimentação: Prefeitura inicia entrega de mais de 3 mil cartões em Macapá

Os beneficiários deste lote são os empreendedores que se cadastraram pelo formulário eletrônico coordenado pela Semtradi, além de famílias residentes no distrito do Bailique.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

Foto: Rogério Lameira

Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de Macapá realizou no Sebrae Amapá a cerimônia simbólica para dar início à entrega de 3.300 cartões Alelo, do programa Auxílio Alimentação. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é responsável pela gestão do programa, que é executado com emenda parlamentar dos deputados federais Acácio Favacho, Luiz Carlos e senador Randolfe Rodrigues.

Público contemplado
Os 3.300 beneficiários deste lote de cartões são os empreendedores que se cadastraram pelo formulário eletrônico coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), mototaxistas, taxistas e auxiliares que realizaram revisão cadastral, além de famílias residentes no distrito do Bailique.

Política pública que deu certo
O prefeito de Macapá, Dr. Antônio Furlan, enfatizou a eficácia dos programas de segurança alimentar aplicados pela Prefeitura, tanto na escola pública, através do Cartão Merenda, quanto na Assistência Social, por meio do Cartão Auxílio Alimentação.

“É uma política que deu certo”, disse o gestor. Ele ainda concluiu ressaltando o empenho da gestão em promover segurança alimentar para todos.

“Parabenizo a todos que estão hoje recebendo este cartão. A Prefeitura de Macapá está empenhada em garantir que a população tenha acesso à segurança alimentar e a comida chegue na mesa do munícipe”, disse o prefeito.

Foto: Rogério Lameira

Recurso aplicado
A secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Ferraz, informou que R$ 8 milhões do recurso já foram utilizados no pagamento do benefício desde o início do programa.

“A execução deste projeto é pautada na transparência e no trabalho. Do início do cadastro até o cartão na mão do beneficiário houve um investimento de R$ 8 milhões. Isto mostra o empenho da Prefeitura em fazer com que a política de segurança alimentar atenda ao cidadão que mais precisa”, disse.

Recursos federais
“Quando idealizamos este programa, pensamos no caráter emergencial que ele tem de amenizar a dor das famílias que sofreram com a pandemia e isso está sendo feito não só pelo cartão, mas pelo vale-gás, pela cesta básica, pelo aluguel social e também as obras que a emenda contempla”, disse o deputado federal licenciado Luiz Carlos, autor da emenda.

O senador Randolfe Rodrigues, que também destinou parte do recurso, ressaltou a importância que o programa está tendo na vida das famílias que sofreram grandes impactos pela pandemia da Covid-19.

“Com a pandemia tivemos que lidar com dois grandes problemas: as vidas interrompidas pela Covid-19 e o impacto econômico que as famílias iriam sofrer a partir de então. Por isso nossa bancada se voltou para estes dois aspectos primordiais se tratando da pandemia: saúde e segurança alimentar, por meio de nossa emenda para a Assistência Social”, disse o senador.

A espera acabou
O vendedor ambulante Raimundo Matos de Oliveira, de 57 anos, trabalha com a venda de sorvetes em Macapá. Ele se cadastrou para receber o benefício e aguardava ansioso para receber o cartão junto com a esposa, Áurea Maria.

“Veio em boa hora! É muito gratificante saber que estamos sendo atendidos com este dinheiro que vai ajudar muito nas compras de casa. A Prefeitura com certeza acertou neste programa”, disse o beneficiário.

As entregas dos cartões continuarão na Casa do Bolsa neste feriado de Dia da Independência (7). Para retirar o benefício, basta apresentar um documento oficial com foto.