Em Macapá, 130 jovens aprendem a editar vídeos no celular para ampliar perspectivas de trabalho

Os alunos também concorreram à bolsas de estudos para cursos profissionalizantes e de graduação.

Por Bruno Nascimento e Rafaelli Marques - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Jovens participam de curso de edição de vídeo | Foto: Bruno Nascimento

A Prefeitura de Macapá capacitou gratuitamente 130 jovens entre 15 e 29 anos para a edição de vídeo em celular. A atividade que ocorreu na tarde deste sábado (30), teve como objetivo incentivar e auxiliar os jovens macapaenses na busca por uma vaga no mercado de trabalho.

Além das técnicas para edição de vídeo, o curso trouxe dicas de aplicativos que ajudam na elaboração do material, além de entregar certificados aos participantes. A qualificação é uma iniciativa da Coordenadoria Municipal de Juventude (Comjuv), administrada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh).

Durante o evento, os alunos também participaram do sorteio de 40 bolsas de estudo com descontos de até 60% em cursos de graduação e profissionalizantes em empresas parceiras da ação.

“Queremos auxiliar esses jovens no mercado de trabalho, seja na busca pelo primeiro emprego ou para aprimorar seus conhecimentos”, frisou a secretária de Direitos Humanos, Surya El Hosson.

Para o acadêmico de jornalismo Giovane Brito, 20 anos, a capacitação foi o início de seu crescimento profissional.

“Eu quero aprender mais sobre edição de vídeo e ainda não sei usar os programas de computador, mas essa capacitação para usar o celular já vai me ajudar nisso. Eu acredito que no âmbito profissional, saber editar vídeos vai me dar um diferencial e agora aumentou minhas chances de conseguir trabalho”, diz.

Segundo a Comjuv, outros cursos voltados à tecnologia e criação serão realizados futuramente, como para a profissão de social media, abordando temas como fotografia, design e produções de conteúdo para a internet.

“Vamos fazer uma série de capacitações, na qual eles aprenderão o conteúdo num dia e no outro já poderão colocar em prática. Isso faz o jovem adentrar em mercados novos e garantir assim, sua renda”, contou o coordenador da Comjuv, Marcelo Carvalho.

Evento teve a participação de 130 jovens | Foto: Rafaelli Marques