Aula inaugural em creche no Macapaba marca a volta das atividades presenciais na rede municipal de ensino

O município equipou e deu início ao funcionamento de oito creches em 2021, ampliando em mais de 3 vezes o número de vagas. Na rede municipal, 34 mil estudantes já podem voltar às aulas.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

No embalo de músicas infantis e com muitas brincadeiras, a Creche Eliana Azevedo, localizada no conjunto Macapaba, abriu suas portas pela primeira vez aos estudantes. A aula inaugural, realizada na manhã desta segunda-feira (02), marca um novo momento na vida de quem vive no habitacional.

Era impossível não notar os olhares de animação e curiosidade de cada pequeno calouro. Tudo ali ainda é muito novo e, na verdade, era esse o objetivo da Prefeitura. Dos funcionários aos aparelhos instalados dentro das creches, tudo foi providenciado desde o começo do ano, com muito zelo, para oferecer o melhor às crianças.

Ao todo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) equipou e deu início ao funcionamento de 08 creches municipais em 2021, ampliando em mais de 3 vezes o número de vagas, que agora passam a ser 1.580.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, acompanhado da esposa e secretária municipal de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan, esteve na aula inaugural e participou das atividades com as crianças.

“Eu já precisei deixar meus filhos na creche e sei o quanto este serviço é importante para quem não tem esse suporte diário. A abertura das creches, com estes profissionais dedicados, possui um significado muito especial, pois possibilitará que pais e mães possam se dedicar ao seu trabalho com a certeza de que seus filhos estão seguros”, disse o prefeito.

“A oportunidade que as mães solteiras passam a ter a partir de agora é muito importante para que elas consigam mudar de vida”, reforçou a secretária Rayssa.

Também participaram da ação na creche do Macapaba, o secretário municipal de Educação, Edielson Silva, e os subsecretários Diego Santos e Ebrely Andrade.

Fotos: Adevaldo Cunha

Volta às aulas
Com a assinatura do Decreto Municipal nº 4.356/2021-PMM, na última sexta-feira (30), a prefeitura de Macapá definiu o plano de ação da retomada das aulas da rede municipal de ensino.

As turmas do 5º ano do ensino fundamental I, das creches e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão autorizadas a ter aulas 100% presenciais. Já as demais, estão autorizadas a realizarem o retorno das aulas no formato híbrido, com atividades educacionais presenciais e não presenciais, na proporção de 50%.

Com a medida, todas as escolas da rede municipal de ensino estão de portas abertas para os estudantes, que devem estar autorizados expressamente pelos seus pais e/ou responsáveis para participarem deste retorno.

Os estudantes que não forem autorizados receberão materiais didáticos que utilizam metodologias ativas de aprendizagem e os pais devem se comprometer em acompanhá-los durante a realização das atividades em casa.

Cronograma das atividades escolares
Cada escola, em conjunto com a comunidade escolar, definiu o formato que melhor se adequa à sua realidade. Portanto, apesar de já estarem autorizadas via decreto, algumas turmas passarão por períodos de reunião entre o corpo docente e os responsáveis legais dos estudantes para discutir o retorno seguro às escolas.

Creches
02 de agosto: início do período de adaptação das crianças ao ambiente escolar
As turmas foram divididas em dois grupos e irão à escola em dias alternados.
Até o dia 16 de agosto, as creches funcionarão em horário reduzido:
Manhã – 07:30 às 10:00 horas
Tarde – 13:30 às 16:00 horas

Escolas Municipais de Educação Infantil
02 de agosto: início das aulas no formato remoto e da semana de acolhimento do corpo docente da escola. Também serão realizadas reuniões com os pais para assinatura dos termos de autorização.
09 de agosto: adoção do formato de aulas híbridas.

• Escolas Municipais de Ensino Fundamental
02 de agosto: início das aulas no formato remoto e da semana de acolhimento do corpo docente da escola. Também serão realizadas reuniões com os pais para assinatura dos termos de autorização.
09 de agosto: adoção do formato de aulas híbridas.
Os estudantes do 5° ano, que já estavam no formato híbrido desde maio, precisarão ter suas autorizações renovadas, uma vez que o decreto estipula uma mudança no formato das aulas.

• Educação de Jovens e Adultos
As turmas de Educação de Jovens e Adultos já estão autorizadas a voltar às aulas a partir desta segunda, uma vez que este segmento atende, em grande parte, estudantes maiores de idade.