A Prefeitura de Macapá deu início à obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito do Carapanatuba. O prédio terá novos consultórios médicos e odontológicos, espaços para vacinação e uma sala exclusiva para o projeto Amamentar, que irá oferecer orientação sobre o aleitamento materno.
Além disso, a nova estrutura ainda terá espaço para realização de exames, farmácia e sala de atividades coletivas para ações do Estratégia Saúde da Família (ESF), entre outros ambientes. A construção faz parte do Programa “Saúde para Todos”, maior plano de saúde da capital, que busca reformular a atenção primária.
Atualmente, são executados os serviços de fundação onde serão erguidas os novos espaços. A obra abrange 302,63 m² e será custeada com emenda parlamentar enviada pelo deputado federal Camilo Capiberibe (PSB), no valor de R$ 758 mil, mais contrapartida municipal. A previsão de entrega é de 60 dias.
“As reformas vão ampliar o espaço e consequentemente, o número de atendimentos. Vamos dar conforto e agilidade para os moradores que procurarem pelos serviços de saúde. Nossa equipe segue fazendo o levantamento das UBSs nas áreas rurais para atender outras comunidades”, diz o subsecretário de Obras, Ivy Vasconcelos.
A obra de reforma e ampliação da UBS do distrito do Carapanatuba é resultado da mobilização dos agentes distritais da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), que fazem o levantamento das principais necessidades na comunidade. A mão de obra utilizada também é local, gerando emprego e renda para a região.
Investimentos nos distritos
A UBS do distrito do Maruanum também recebe os mesmos serviços de reforma e ampliação. A unidade contará com consultórios médicos, farmácia e salas para exames como PCCU, além de local para a realização de curativos, esterilização, medicação, amamentação, banheiros, vacinação e copa. A nova estrutura também contará com um ambiente para diagnóstico e tratamento da Doença de Chagas.
A UBS também servirá de base para equipes do ESF e ações itinerantes de saúde na região. A previsão de entrega também é de 60 dias. Todo o trabalho será custeado com emenda da então deputada federal Janete Capiberibe, enviada em 2019, no valor de aproximadamente R$ 200 mil.