‘Fiquei feliz com o anúncio do atendimento odontológico e da reforma da nossa UBS’, diz agricultora do distrito do Maruanum

Obra faz parte do Programa 'Saúde para Todos', da Prefeitura de Macapá.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Maria Silva dos Santos, 58 anos, esteve na assinatura da ordem de serviço da UBS Maruanum | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

A agricultora Maria Silva dos Santos, de 58 anos, mora no distrito do Maruanum e fez questão de participar da assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do distrito do Carmo do Maruanum. A obra, que faz parte do Programa “Saúde para Todos”, vai possibitar a inclusão de atendimento odontológico fixo para a comunidade.

“Dá última vez que teve ação itinerante, eu aproveitei e fiz uma consulta completa com o dentista. Agora estou com uma neta de 3 anos que precisa muito. Agora vamos ter o atendimento dentro da UBS, para a gente que não tem dinheiro para ir até a cidade, é uma alegria receber essa notícia”, comemora dona Maria.

Antes os moradores tinham apenas o serviço odontológico itinerante, realizado conforme as ações de saúde executadas na região. Além da ordem de serviço, o prefeito Dr. Furlan anunciou também, em visita à comunidade na quinta-feira (12), a contratação de um odontólogo.

UBS Maruanum terá obra de reforma e ampliação | Foto: Rogério Lameira/PMM

“Realizamos uma ação itinerante na UBS em fevereiro, aproximadamente 110 pessoas, entre adultos e crianças passaram pelo dentista. A atividade nos possibilitou o diagnóstico da importância do serviço para à população. Desta maneira, incluímos a contração de uma odontóloga moradora da localidade que irá suprir essa demanda”, destaca a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré.

A UBS, atende aproximadamente 100 pessoas por semana, com consultas de enfermagem, triagem, vacinas de rotina, teste de glicemia, pré-natal, saúde da mulher e do homem, saúde do idoso, PCCU, além das consultas realizadas em domicílio. 

O novo prédio irá possibilitar a ampliação dos serviços, incluindo o atendimento odontológico, salas para tratamento da doença de chagas, amamentação, entre outros ambientes clínicos. A obra conta com recursos de emenda da então deputada federal, Janete Capiberibe, enviada em 2019 no valor de R$ 200 mil.