Ações de conscientização da Prefeitura chamam a atenção para o descarte incorreto de resíduos sólidos em Macapá

Ações educativas da prefeitura de Macapá orientam munícipes a fazer o uso correto das lixeiras e contêineres espalhados pela cidade.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

O lixo, quando jogado em vias públicas ou depositado em áreas particulares, cursos d’água (canais, córregos, rios) gera sérias consequências para a saúde da população que fica vulnerável a vários tipos de doenças, como dengue, micoses, leptospirose, hepatite, entre outras. A ação irresponsável também ocasiona prejuízos e transtornos urbanos com enchentes, alagamentos em áreas de ressaca e canais.

Com o objetivo de evitar esses problemas, a prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, está intensificando as ações educativas, pedindo a colaboração da população a participar e ajudar o poder público a manter a cidade limpa, não jogando entulhos e materiais sem serventia em vias públicas.

A Zeladoria também está incentivando a utilização das caixas estacionárias da campanha denominada ‘Ei mano, joga teu lixo no contêiner’. O descarte é somente de lixo domiciliar. Não é permitido o despejo de caroços de açaí, restos de materiais de construção, carcaças de eletroeletrônicos ou qualquer outro resíduo considerado entulho.

Nos bairros onde não há contêineres a população deve colocar os residuos sólidos  nas lixeiras ou preso em grades, para que os caminhões coletores possam fazer a coleta, sem deixar cair lixo no chão. Lixo esse que muitas vezes acaba sendo levado pelas chuvas, espalhando pelas calçadas e ruas ocasionando o entupimento de bueiros.

“Ao jogar lixo nas vias públicas, canais e áreas de ressaca os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando alagamentos e trazendo prejuízos para a comunidade e os próprios moradores”, frisou o secretário da Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

Outro detalhe importante é com a limpeza de quintais. O entulho retirado deve ser acondicionado de forma correta, preferencialmente em sacolas plásticas, como forma de contribuir com o trabalho dos coletores, e, principalmente, contribuir com a limpeza da cidade.

Quanto aos resíduos de construção civil são de responsabilidade do proprietário da obra, e devem ser acomodados em contêineres específicos contratados pelo proprietário ou empresa responsável pela execução da construção particular, cadastrada na Zeladoria.

Ações de limpeza pública
A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana  tem ações diárias de coleta domiciliar, varrição, capinação, remoção mecanizada, jardinagem, conscientização, coleta seletiva, corte e poda e limpeza de canais.

Jogar lixo em via pública é considerado infração grave, de acordo com a Lei Orgânica n° 054/2008 do município de Macapá, Artigo 44, onde prevê multas de até R$ 1.500,00, além de processos nas esferas penal (Delegacia de Meio Ambiente) e/ou judicial.

O Departamento de Fiscalização está diariamente nas ruas. Por meio do Disk Denúncia 9 9970.1078 a Zeladoria Urbana vem identificando e notificando quem não cumpre o Código de Postura do Município de Macapá.