Ação na Feira: nutricionistas promovem ação educativa na Feira Maluca

A alimentação é um direito de todos e está garantida pela Constituição. Todas as UBSs do município oferecem atendimento com nutricionistas.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Na quinta-feira (21) a Coordenação de Nutrição e Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria coma Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) e acadêmicos de nutrição da Faculdade Estácio Seama realizaramo projeto ‘Ação na Feira’, em alusão a Semana Macapá Saudável. A atividade foi desenvolvida na Feira Maluca, localizada no bairro Novo Buritizal.

A ação teve mesa expositiva de alimentos saudáveis que devem fazer parte da alimentação da população, mostrando a classificação de alimentos segundo o Guia Nutricional da População Brasileira. A atividade busca educar a comunidade sobre quais são os alimentos fundamentais para o dia a dia e quais alimentos evitar ou reduzir o consumo.

“O ideal é consumir alimentos integrais, frutas e legumes que são ricos em nutrientes. Existem 10 passos de como obter uma alimentação adequada, então, estamos distribuindo o material educativo para feirantes e clientes tentarem incluir aos poucos uma alimentação saudável no seu dia a dia”, explicou a nutricionista, Olga Jesus.

Durante a ação, as pessoas presentes puderam realizar avaliação nutricional, orientação de atividades físicas, massagem terapêutica, aferição de pressão arterial e glicemia capilar. “Moro aqui perto e sempre venho comprar na feira, hoje me deparei com a equipe de saúde e vim verificar minha pressão. Estava olhando a mesa dos nutricionistas e estou em dia com minha alimentação, comendo tudo que é recomendado”, disse o aposentado Josino Alves de Sousa, de 77 anos.

“A alimentação é um direito de todos e está garantida pela Constituição. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município oferecem atendimento com nutricionistas. A consulta com profissional é necessária para prevenção de doenças”, concluiu Olga.

Para secretária municipal de Saúde as ações desenvolvidas mostram um resultado positivo e colaboram na aproximação da comunidade com os serviços de saúde.

“Parece simples, mas essas ações influenciam na vida das pessoas. Ter esse contato direto com os profissionais, poder tirar dúvidas e ainda receber os serviços de saúde. Buscamos desenvolver as atividades fora das unidades e assim alcançar diversos públicos”, destacou.