Ação do bem: Parceria entre Semsa e Unifap leva atendimento veterinário para cães e gatos que vivem no campus Marco Zero

A ação busca preparar os animais para serem atendidos pelo castramóvel.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura Municipal de Macapá em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizou nas últimas semanas atendimentos médico-veterinário dos animais que vivem no campus da instituição e que são fruto de abandono.  A finalidade é deixá-los aptos clinicamente para serem atendidos pelo Castramóvel e depois serem encaminhados para a adoção responsável. O projeto foi elaborado e protocolado na própria instituição de ensino superior, com orientação de um docente e um veterinário.

A ação desenvolvida dentro do campus da universidade leva em consideração a grande circulação de pessoas e a preocupação dos próprios acadêmicos e servidores que acolhem e alimentam esses animais diariamente.

Através do projeto foi feito o levantamento de dados. Os animais foram identificados e catalogados. Após receberem tratamento, que incluiu a vermifugação e recebimento de medicação para controle de pulgas e carrapatos.

“Os animais atendidos na Unifap passaram por consulta, coleta de sangue para exames laboratoriais, vermifugação, medicações para controle de ectoparasitas e alguns receberam medicações para tratamento de doenças específicas que foram identificadas, garantindo que fiquem saudáveis. Buscamos minimizar os riscos de complicações na hora da realização do procedimento cirúrgico e pós-operatório. Visamos acima de tudo o cuidado para que todo processo ocorra de forma segura e dentro dos regulamentos do Conselho Regional de Medicina Veterinária”, frisou o responsável técnico pelo Castramóvel,  Fernando Lucas Pereira.

Ainda como etapa do pré-operatório, os animais receberam a vacina antirrábica, que protege contra a raiva animal. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira, fala sobre a importância da vacina antirrábica e ainda sobre a parceria com a UNIFAP.

“A Raiva é uma zoonose, doença que pode ser transmitida do animal vertebrado para os seres humanos e possui letalidade de quase 100%. A vacinação se faz necessária para proteger os animais e os humanos. A parceria com a Unifap é no sentido de imunizar essa população animal que mora dentro do Campus”, disse.