Ação de saúde bucal: Mais de 50 crianças dos abrigos Ciã Katuá e Marluza Araújo recebem atendimento odontológico

Iniciativa da Prefeitura de Macapá busca tornar acessível serviços de saúde, contribuindo para o bem-estar desde a infância até a fase adulta

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social


A Prefeitura de Macapá realizou, neste sábado (9), uma ação de saúde bucal destinada a mais de 50 crianças dos abrigos Ciã Katuá e Marluza Araújo. Programação aconteceu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes (Ceppaes), buscando viabilizar a educação bucal, contribuindo para o bem-estar desde a infância até a fase adulta.

As crianças tiveram acesso a serviços como: profilaxia, aplicação de flúor, restauração e exodontia, além de atividades lúdicas e atendimentos clínicos com profissionais do Centro de Especialidades. 

Atividade foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Coordenadoria de Saúde Bucal. 

Segundo Patrick Alfaia, Coordenador de Saúde Bucal do Município, a iniciativa busca tornar acessíveis os serviços de saúde e de educação bucal desde a infância até a adolescência, principalmente para aquelas crianças que enfrentam dificuldades para ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS). 

“Todas essas crianças foram submetidas a procedimentos odontológicos, e estamos agendando retornos para aquelas que não concluíram o tratamento. A iniciativa surgiu da compreensão de que, frequentemente, essas crianças enfrentam dificuldades de locomoção até uma UBS, então decidimos levar os serviços até elas”, afirmou. 


As crianças chegam ao abrigo por decisão judicial ou são encaminhadas pelo Conselho Tutelar, muitas vezes devido à violação de seus direitos. O abrigo Siã Katuá acolhe crianças na faixa etária de 0 a 12 anos. Após atingirem a idade máxima, são transferidas para o abrigo Marluza Araújo.

Segundo Ezenilda Amaral, gerente da Casa Lar Siã Katuá, a gestão dos abrigos tem como foco assegurar a saúde e o bem-estar das crianças, e a iniciativa contribui para consolidar esse propósito.

“O abrigo acolhe diversas crianças, e infelizmente, não temos suporte adequado para encaminhá-las aos serviços de saúde. Portanto, essa colaboração com a Prefeitura de Macapá facilitou o acesso desses menores aos cuidados de saúde necessários”, afirmou.

 
Confira mais fotos