Ação de cidadania oferta emissão de registro de identidade para usuários do Centro-Pop

Atendimentos para emissão da carteira de identidade dos usuários são gratuitos e a próxima etapa será realizada na unidade do equipamento

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Ação de cidadania emite carteira de identidade gratuita para usuários do Centro-Pop I Foto: Alexandra Gomes/ PMM

Pessoas em situação de rua de Macapá foram beneficiados com a emissão de carteiras de identidade através de uma ação social que iniciou nesta quarta-feira (5), entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-Pop) Amizade em parceria com a Polícia Técnico Científica do Amapá (Politec).

A ação beneficiará cerca de 40 usuários do equipamento. A proposta é garantir os direitos de cidadania aos usuários que perderam, extraviaram ou estavam com o documento vencido. Além disso, a documentação pessoal é a porta de entrada para reinserir o cidadão à sociedade.

Morando nas ruas há pouco mais de dois anos, o desempregado Daniel Lopes de Souza, de 20 anos, aproveitou a ação para regularizar a sua documentação. “Estou no Centro-Pop há dois anos, minha identidade estava vencida, e desde então tem sido muito difícil conseguir um emprego ou auxílio. Agradeço pela oportunidade em poder ter novamente uma identidade”, comemorou.

Atualmente, o Centro-Pop atende 83 pessoas em situação de rua, a maioria encontra dificuldades na reinserção social ou deixam de acessar determinados benefícios pela falta de documentação como carteira de identidade e certidão de nascimento. E para resolver esse problema a Assistência Social vem buscando meios e parcerias para ajudar quem precisa.

“A ideia da ação é dar para o cidadão de rua, um documento para que ele possa ser inserido novamente na sociedade. Sem a carteira de identidade o usuário não consegue fazer absolutamente nada. Queremos devolver a cidadania que essas pessoas perderam por algum motivo”, ressaltou Kely Santana, coordenadora do Centro-Pop.

Os atendimentos para emissão da carteira de identidade dos usuários são gratuitos e a próxima etapa será realizada na unidade do equipamento.

“As ações conjuntas são uma forma de levar nossos atendimentos até quem realmente precisa e promover cidadania para todos como uma forma de garantir seus direitos”, diz o subsecretário de Assistência Social, Nildo Nunes.