‘A prefeitura removeu lixo e entulho, depois começamos a monitorar para evitar reincidência’, diz morador do Zerão sobre ações de limpeza

Prefeitura eliminou mais de 120 pontos de lixeiras viciadas este ano em toda Macapá. Foram mais de 12 mil toneladas de resíduos recolhidos.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Morador do bairro Zerão, zona sul de Macapá, Rosinelson Pelaes da Silva, de 47 anos, entendeu que, para manter as ruas limpas, é necessário repreender quem despeja lixo e entulhos em via pública. “A prefeitura passou pelo bairro Zerão várias vezes este ano, deixou as ruas limpas e eliminou lixeiras viciadas. Só na rua Amadeu Gama as ações aconteceram três vezes, agora ninguém mais joga lixo porque nós estamos fiscalizando”, disse o autônomo.

Durante este ano, ações de combate às lixeiras viciadas na capital amapaense foram intensificadas pela prefeitura de Macapá como forma de manter a cidade mais limpa e agradável. Foram 120 pontos de acúmulo de lixo eliminados em áreas mapeadas pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana.

Foram recolhidos aproximadamente 12 mil toneladas de resíduos, entre móveis usados, garrafas de plástico e outros materiais que ameaçam a saúde de quem mora nas proximidades dessas áreas. A maioria desses locais já haviam sido limpos e a população voltou a despejar resíduos. Os bairros Buritizal, Congós, Zerão e Santa Rita foram os que apresentaram maior incidência.

As lixeiras viciadas são práticas comuns em determinados bairros da cidade, principalmente nos mais distantes do centro. Em determinados casos, a limpeza precisou ser realizada mais de uma vez, porque a população voltou a despejar lixo no local. Já em outros as ações deram certo.

“No Macapaba as ações da prefeitura deram certo, após os serviços os moradores receberam orientações de como é importante não despejar lixo e entulhos,os perigos e impactos causados pelos resíduos quando jogados em via pública”, falou o morador, Leal Batista.

“Ainda há muito trabalho pela frente, mas já conseguimos resultados bons de antigas lixeiras viciadas que passaram por limpeza e não voltaram a acumular lixo. Dessa forma, a Zeladoria vem desenvolvendo ação de conscientização e fiscalização incisiva dos locais”, disse o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

Denúncia
Quem jogar lixo ou entulho em vias públicas pode ser multado com valores entre R$ 500 e R$ 2 mil e até responder por crime ambiental. Se utilizar veículo, o transporte pode ser apreendido e levado para a delegacia. As denúncias devem ser feitas para o número (96) 9 9970.1078.

A infração também pode ser denunciada no prédio da secretaria localizado na Avenida Maria Quitéria, 317, bairro Trem, na zona sul de Macapá. Jogar lixo em via pública é considerado infração grave de acordo com a Lei Orgânica 054 de 2008 do município de Macapá, artigo 44.