Prefeito de Macapá assina decreto que institui Comitê Municipal da Cadeia Produtiva do Açaí

Como forma de estabelecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou na manhã desta terça-feira (25), o Decreto Municipal Nº 3420/2021, que cria o Comitê Municipal da Cadeia Produtiva do Açaí, o Comitê Açaí Macapá.

“A formatação do comitê é fundamental e por meio dele vamos buscar melhores condições para o desenvolvimento dessa atividade, de forma a beneficiar produtores e a população. Isso se dará, entre outras formas, através do manejo de açaí em área de várzea e terra firme”, afirma o prefeito.

Em Macapá, parte do produto que é consumido diariamente na mesa do amapaense vem da região das ilhas e do interior do estado, o que aumentar o preço do açaí na hora da comercialização devido à distância percorrida até que o produto chegue à mesa da população.

“Nós vivemos na capital e quando pensamos na Prefeitura, é natural se ter a ideia de resolver apenas os problemas da área urbana. Mas é preciso deixar claro que o desenvolvimento econômico de Macapá também passa pela área rural e através dos investimentos e construção de parcerias vamos desenvolver as duas áreas de forma a beneficiar todos os moradores”, completa Dr. Furlan.

O comitê foi formado com objetivo de servir como instrumento de articulação, consulta e orientação a respeito de assuntos relacionados a produção, escoamento e comercialização do açaí. Ele vem para manter um canal de diálogo permanente entre a cadeia produtiva e seus subprodutos para elaboração de políticas públicas na esfera municipal.

“Existe um debate sobre os fatores que fazem o preço do açaí aumentar e precisamos entender a dinâmica da cadeia produtiva e a oferta de mudas de açaí para fazer o manejo dentro do Amapá. Precisamos fortalecer os produtos e as cooperativas que estão no interior do estado realizando esse trabalho, por isso a necessidade de fazer um comitê multidisciplinar para organizar este segmento”, destaca o deputado federal, Camilo Capiberibe.

O comitê acompanhará o cumprimento das ações para regular a atividade e garantir que a cadeia produtiva atenda ao mercado local com preços acessíveis e dentro da realidade financeira dos macapaenses.

De acordo o com o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Amapá (Embrapa Amapá), Antonio Claudio de Carvalho, a criação do comitê é algo inédito no Amapá e a organização do segmento será uma forma de trabalhar o fomento da cadeia produtiva do açaí, que terá um impacto direto na economia da capital. “Com o plantio do açaí em área de várzea e em terra firme, vamos aumentar a oferta do produto e, com isso, manter um equilíbrio entre a oferta e a procura. A partir disso, também será possível aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) do Amapá”, destaca.

Formação
O Comitê Açaí Macapá é coordenado pelo prefeito de Macapá, que será auxiliado por representantes das Secretarias Municipais do Gabinete Civil (Secgabi), de Governo (Segov), Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi). Também fazem parte o presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária e representantes da Câmara Municipal de Macapá (CMM), dos produtores, dos batedores, dos transportadores e da indústria e comercialização do açaí. O comitê também conta com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap) e Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Ewerton França
Secretaria Municipal de Comunicação Social