Projeto ‘Mais Açaí Macapá’ fomenta cadeia produtiva do fruto com a doação de mudas para extrativistas

Inicialmente, serão beneficiadas as comunidades de Lontra e Santo Antônio da Pedreira.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

600 mudas de açaí serão doadas | Foto: Semag/PMM

No próximo sábado (23), a Prefeitura de Macapá realiza a doação de 600 mudas de açaí para extrativistas da comunidade Lontra da Pedreira, localizada no Distrito de Santo Antônio da Pedreira. A iniciativa faz parte do projeto “Mais Açaí Macapá”, que incentiva o plantio e o manejo do fruto.

O projeto surgiu a partir do Comitê da Cadeia Produtiva do Açaí, tendo como objetivo fortificar a produção da palmeira em regiões de várzea e terra firme. Além disso, a proposta também busca diversificar a oferta do produto para evitar aumentos significativos no preço levado ao consumidor final.

A doação faz parte da segunda etapa do Mais Açaí Macapá, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Anteriormente, os produtores foram cadastrados na iniciativa durante visita técnica das equipes de campo da Semag e Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa).

Segundo o secretário municipal de Agricultura (Semag), Raimundo Costa, essa é uma das frentes de atuação da pasta, que realiza diversas atividades econômicas para beneficiar os moradores de diversas regiões da capital. Durante ações futuras, outras comunidades e distritos também devem ser contemplados pela iniciativa.

“Com o projeto, incentivamos toda cadeia produtiva do açaí, para que o fruto não falte nas nossas terras, florestas amazônicas e na mesa do amapaense como alimento tradicional do dia a dia”, conta.

Veja também:

Horto de Macapá recebe mais de 5 mil mudas doadas por empresa de manejo florestal