Semag realiza cadastramento de produtores das áreas urbanas e rurais de Macapá

Até o momento já foram cadastrados mais de 800 agricultores que pertencem aos polos da Fazendinha, Coração, Tracajatuba, São Joaquim e Santa Luzia do Pacuí.

Por Ewerton França e Naiara Milhomem - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Diariamente, as equipes da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) vêm visitando as comunidades e distritos de Macapá para fazer o cadastramento de produtores para o projeto Mais Açaí Macapá, que surgiu a partir da criação do Comitê da Cadeia Produtiva do Açaí, iniciativa nasceu após a assinatura do Comitê do Açaí. O projeto busca a promoção do manejo do fruto em toda sua cadeia produtiva.

Ele será desenvolvido junto à Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e será dividido em duas etapas. A primeira é o cadastro, que está sendo promovido pela Semag. Ele será direcionado aos produtores que trabalham com açaí de várzea, que é comum na região da Pedreira e, também, aqueles que trabalham com o açaí de terra firme.

A segunda fase do projeto será feita através de uma parceria com a Embrapa, quando os produtores passarão por orientações relacionadas ao plantio da espécie, produção de mudas, plantio e colheita.

Através destas medidas, a Semag objetiva a ampliação da oferta do produto em Macapá para que a população não tenha problemas com o aumento de preço ou o desabastecimento do mesmo na batedeiras de açaí.

Para o secretário de Agricultura, Raimundo Costa, a ação desenvolvida nas comunidades vai permitir conhecer mais sobre o trabalho rural e o manejo de açaí em Macapá. “Nós estamos num trabalho contínuo para cadastrar esses produtores e assim oportunizar que eles tenham acesso aos incentivos que fazem parte do Mais Açaí, fomentando o nosso comércio local e colocando alimento da mesa de muitas famílias”, destacou.

Até o momento, a Semag já contabiliza cerca de 800 produtores cadastrados. Eles estão localizados nas áreas urbanas, como Fazendinha e Coração e, também, nos distritos, como São Joaquim e Santa Luzia do Pacuí, comunidade de Tracajatuba e Lontra da Pedreira.