‘A gente precisava de um local para mostrar nosso trabalho’, diz artesã em inauguração do Centro de Artesanato de Macapá

Artesã Sumara Valena apresentou seus produtos no evento nesta terça-feira (23).

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Artesã Sumara Valena trouxe seus produtos para expor no novo Centro Municipal de Artesanato | Foto: Leandro Lennon/PMM

A artesã Sumara Valena encontrou na arte, uma nova forma de sustentar a família e vencer a depressão durante a pandemia. Com pouco mais de dois anos de experiência, já participou de muitas feiras. Nesta terça-feira (23), ela trouxe seus produtos para expor no novo Centro Municipal de Artesanato inaugurado pela Prefeitura de Macapá.

Para ela, o local é importante para dar visibilidade a todos os tipos de trabalhos manuais. “O artesanato não é feito só com argila ou madeira, existem outros materiais, cada um tem a sua arte e precisa de espaço. Eu faço laço, crochê e a gente precisa desse incentivo para mostrar o nosso trabalho de maneira permanente não só em feiras”, explica.

O Centro Municipal de Artesanato está localizado na mesma área na UBS Pantanal, com bairro do mesmo nome. O prédio vai concentrar a produção e exposição artesanal dos bairros da zona norte.

Moradora do bairro Novo Horizonte, a artesã Regina Moraes conta que sempre teve problemas com logística e transporte para expor seus produtos.

“Nós não tínhamos nenhum local aqui na zona norte para exposição dos nossos produtos. Tudo que a gente precisa fazer era no centro da cidade. Agora podemos fazer uma mobilização para que todos os artesãos da zona norte participe do centro”, conta.

O prédio tem 40m² de área construída, que inclui um hall para exposição, salas de reunião e administrativa, copa e banheiros com acessibilidade. Além se um espaço externo para exposição em barracas, comportando assim, um maior número de artesãos.

“O centro é mais do que um espaço para exposição, é uma oportunidade de trabalho e renda para muitas famílias. Além de valorizar o que é feito na nossa cidade”, finaliza o secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento e Inovação (Semtradi), Augusto Félix.

O investimento foi de de R$ 122 mil, oriundos do Tesouro Municipal e de emenda federal. O objetivo da obra é fomentar a economia criativa através da valorização dos empreendedores.

Veja como foi a inauguração do Centro Municipal de Artesanato de Macapá: