Entrega da Escola Municipal Esforço Popular beneficiará cerca de 800 alunos e servidores, em Macapá

Unidade será apresentada nesta segunda-feira (15); revitalização contemplou acessibilidade e criação de uma biblioteca.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Prédio da Emef Esforço Popular terá novo bloco para biblioteca | Foto: Léo Nilo/PMM

Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Macapá entrega a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Esforço Popular, localizada no bairro Novo Buritizal. Orçada em cerca de R$ 640 mil, a revitalização garantiu um novo espaço, que vai beneficiar ao menos 800 pessoas, entre estudantes e profissionais da educação.

A revitalização da unidade contemplou a troca do telhado, reforma dos banheiros, blocos administrativos, obras de acessibilidade e ampliação das janelas. A Prefeitura construiu ainda um novo espaço na escola, que servirá para abertura de uma biblioteca.

A obra atende diversas reivindicações da comunidade escolar, que convivia constantemente com problemas como goteiras, falhas elétricas, alagamentos e falta de acessibilidade. A escola não passava por uma reforma há cerca de 12 anos.

Atualmente, a Emef Esforço Popular atende 760 estudantes, distribuídos em turmas do ensino fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos os espaços da unidade foram otimizados, no intuito de oferecer mais segurança e conforto para a comunidade escolar.

Pacotão de reformas
A obra na Emef Esforço Popular faz parte de um pacotão de reformas anunciado pelo prefeito Dr. Furlan. As primeiras 10 unidades receberam ordem de serviço no dia 15 de março. Uma semana depois, no dia 21 do mesmo mês, outras 10 instituições também foram contempladas com revitalizações.

Além disso, no aniversário de 56 anos da Emef Rondônia, celebrado no dia 1º de maio, mais três reformas foram anunciadas. O investimento é de cerca de R$ 23 milhões, com verbas do Tesouro Municipal, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As obras fazem parte do pacote de ações do Programa de Saúde e Assistência ao Cidadão (Probem/Educação), que prevê a garantia de direitos básicos.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.