Gestores de Macapá debatem políticas públicas para população LGBTQIA+ em São Paulo

Fórum Nacional reunirá representantes de todo o país durante três dias.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Equipe da Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade de Macapá |  Foto: Bruno Nascimento/PMM

A Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade de Macapá participa, nesta quarta-feira (15), em São Paulo, do Fórum Nacional de Gestores Municipais e Estaduais de Políticas Públicas para População LGBT – Fonges LGBT. O evento discute propostas e analisa atividades realizadas no país.

“É muito importante o momento de troca de conhecimentos e análise de políticas públicas da nossa população LGBTQIA+. A gestão de Macapá se compromete em garantir mais direitos, dignidade e fortalecimento da luta ao público que reside no município”, destaca o coordenador da Diversidade, Edem Jardim.

O encontro reúne gestores de todo o país. Serão três dias de debates com o tema voltado à criminalização da LGBTfobia, apresentação de dados de pesquisa sobre políticas públicas no Brasil e tráfico humano.

Ações em Macapá
A Prefeitura de Macapá tem realizado diversas ações voltadas ao público LGBTQIA+. Foi instituído no município o mês de combate a LGBTfobia, celebrado em maio, em homenagem ao Dia Internacional de Combate a LGBTfobia. Durante a programação, é ofertado serviços de saúde, assistência e cultura para o público em vulnerabilidade social.

Também foi criada a rede de atendimento humanizado à esta população. Por meio de capacitação dos servidores, é garantido um espaço igualitário, confortável para todas as pessoas, sem discriminação e combatendo o preconceito.

No dia 17 de maio, aconteceu a primeira edição da Feira da Diversidade, com venda de produtos de artesãs LGBTQIA+. O objetivo foi incentivar a retomada das atividades pós-pandemia no setor econômico local.

Já no dia 28 de maio, ocorreu o Simpósio de Saúde Integral para debater com profissionais da área da saúde, alternativas de melhoria no atendimento humanizado da população LGBTQIA+ em Macapá.

Fonges LGBT
É uma entidade constituída atualmente por 98 órgãos gestores responsáveis pela coordenação e execução da política LGBT no território brasileiro.