Macapá cria rede de atendimento humanizado à população LGBTQIA+ com capacitação de 120 servidores

Termo de repasse de emenda no valor de R$ 100 mil foi assinado nesta sexta-feira (8).

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Servidores municipais serão treinados para atendimento humanizado à população LGBTQIA+| Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Na nesta sexta-feira (8), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou o termo de repasse de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil destinada à capacitação de 120 servidores municipais para o atendimento humanizado da população LGBTQIA+.

Com o investimento na capacitação, será criada uma rede acolhimento, garantindo um espaço igualitário, confortável para todas as pessoas, sem discriminação e combatendo o preconceito. Participarão dos treinamentos, representantes das secretarias de saúde, educação, segurança e assistência social.

“Precisamos nos colocar no lugar das pessoas que buscam os serviços da Prefeitura e sofrem algum preconceito. Estamos aqui pra dar essa capacitação, para que essas pessoas encontrem um ambiente favorável, de acolhimento e prestação de serviços. Nossos servidores serão treinados para recebê-los da melhor maneira possível”, frisou o prefeito, Dr. Furlan.

O deputado federal Camilo Capiberibe, é o autor da emenda, cujo recurso veio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “Esse recurso é pra garantir que a Prefeitura esteja preparada para receber o segmentos LGBTQIA+ dentro das especificidades que essa população têm”, disse.

Arnon Tavares, de 25 anos, que é uma pessoa Queer não binária, e faz parte do movimento LGBTQIA+ de Macapá, destacou a importância da iniciativa para a comunidade.

“Nós LGBT’s somos oprimidos em diversos âmbitos da nossa vida. Então é importante que o poder público realize essas atividades para que nossa população seja respeitada e atendida nos setores públicos com igualdade”, disse.

Desde 2021, as secretarias de Assistência Social (Semas) e Direitos Humanos (SemDH), a Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade e Conselho Municipal de Direitos da População LGBT tem reunido com a gestão para o destino da emenda.

“A Coordenadoria de Diversidade, junto à SemDH, esteve acompanhando todo o processo da emenda junto aos demais gestores e hoje é mais um passo para a concretização da formação, além de mais uma vitória na luta da comunidade LGBT”, reforça a secretária de Direitos Humanos, Surya El Hosson.

Edem Jardim e secretária de Direitos Humanos, Surya El Hosson | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Em julho do ano passado, a Prefeitura lançou um edital por pregão eletrônico para selecionar a empresa responsável por oferecer a capacitação aos servidores. A C2 Empreendimentos foi a contemplada, e aguardava apenas a assinatura do repasse para definir a dinâmica da capacitação, com duração, datas e módulos à serem aplicados.

“Nós estamos vivendo um momento histórico na cidade de Macapá com a criação de mais uma política efetiva para nossa população LGBTQIA+”, celebrou o coordenador municipal de Políticas de Diversidade, Edem Jardim.

A Prefeitura de Macapá vem realizando diversas ações para garantir a dignidade da população LGBTQIA+ da capital com atividades de assistência, como a entrega de cestas básicas, cadastro único, cartão auxílio alimentação, retificação do nome na carreira social e serviços de saúde, além da campanha de combate à LGBTFobia lançada em maio de 2021.