Profissionais da rede municipal de ensino recebem treinamento para o Censo Escolar 2022

Cerca de 100 servidores de escolas da zona urbana da capital participaram do encontro.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

O encontro contou com a presença de diretores, secretários escolares e auxiliares educacionais | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Nesta sexta-feira (10), cerca de 100 servidores da rede municipal de ensino participam de um treinamento para o início do Censo Escolar 2022. O objetivo é avaliar o processo de coleta de dados e capacitar os participantes para cada etapa que será executada este ano.

O curso ocorreu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e contou diretores, secretários escolares e auxiliares educacionais. Na ocasião, foram apresentados os resultados de 2021, o cronograma do Censo 2022, os conceitos e orientações, bem como o passo a passo do cadastro de dados.

É a primeira vez que Ducicleia Madureira, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sandra Tolosa, participa da coleta do Censo. Ela aproveitou a oportunidade para tirar todas as dúvidas sobre o processo.

“Este é o meu primeiro ano participando do processo de coleta para o Censo e para mim está sendo muito válida essa capacitação. Temos o papel de fiscalizar e assegurar que os dados estão sendo transmitidos de forma correta”, destacou.

Ducicleia Madureira, diretora da Emef Sandra Tolosa | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Com base nos dados fornecidos, o Governo Federal consegue contabilizar o montante de recursos que deve ser enviado para a manutenção e investimento das políticas educacionais em todo o país.

O secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, explica que os recursos são para as mais variadas finalidades.

“A coleta desses dados implica diretamente no repasse de recursos do Governo Federal para a rede municipal. Dessa forma, o Censo impacta diretamente na infraestrutura e na qualidade de ensino”, explicou.

Censo Escolar
O Censo Escolar é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias municipais e estaduais, e é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.

A coleta de dados é dividida em duas etapas e acontece sempre no início e final do ciclo anual dos calendários letivos. Durante a primeira etapa, há a coleta de informações sobre estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Em 2022 esta etapa irá ocorrer até o dia 22 de julho.

Já a segunda etapa corresponde ao levantamento de dados sobre a situação de aprovado ou reprovado do estudante, bem como as informações sobre transferências, abandono e rendimento escolar dos alunos ao fim do ano letivo.