“A prova é importante para diagnósticar o aprendizado do aluno, e saber quais estratégias e metodologias são possíveis de serem aplicadas em sala de aula para que ele possa evoluir”, explica a professora Camila Perez ao avaliar o Teste de Fluência em Leitura aplicado pela Prefeitura de Macapá nas escolas do município.
Camila dá aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aracy Nascimento, localizada no bairro Santa Rita, zona sul da cidade, e é um dos 207 educadores que participam da aplicação das provas.
São 67 escolas e cerca de 5 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental, participando do diagóstico, que tem como objetivo, diminuir os impactos que a pandemia do coronavírus trouxe para o processo educacional.
A estratégia teve início na última segunda-feira (4) e seguirá até a próxima sexta-feira (8) e faz parte do Programa Criança Alfabetizada (PCA). As provas medem o desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem do código alfabético da língua portuguesa, essencial para o desenvolvimento da compreensão de textos escritos.
Os dados obtidos com o exame embasarão as metodologias pedagógicas necessárias para que Macapá alcance a principal meta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A medida estabelece que toda criança brasileira de até 8 anos de idade deve estar alfabetizada.
“As crianças que iniciaram a vida escolar em meio à adoção do ensino remoto, apresentam dificuldades em relação à alfabetização. É um desafio que a pandemia trouxe e que cabe a nós utilizarmos todas as estratégias ao nosso alcance para solucioná-lo. Nossa meta é erradicar o analfabetismo, então não mediremos esforços para isso ocorrer”, destacou o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.