Quem participou do ‘Feirão do Povo’ encontrou diversidade cultural e a identidade de Macapá em só espaço. O evento aconteceu na área externa do Mercado Central e teve 12h de programação, com shows musicais e venda de artesanato à alimentos frescos. Além disso, espaços voltados a culinária regional, turismo, agricultura e piscicultura também fizeram parte da ação.
O ‘Feirão do Povo’ foi uma iniciativa da Prefeitura de Macapá e comemorou o Dia do Artesão. Ele foi dividido em dois momentos. A parte da manhã foi direcionada a comercialização de frutas, legumes, hortaliças, plantas ornamentais e pescado e já a tarde foi marcada exposição e comercialização de produtos e serviços da economia criativa, em especial o artesanato, trabalhos manuais e gastronomia.
Entre os espaços de maior procura pelos visitantes estavam as barracas das afroempreendedoras, que participaram do evento com o apoio do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).
A diretora-presidente do Instituto, Maria Carolina, diz que eventos como esses valorizam ainda mais o trabalho que as afroempreendedoras desenvolvem, porque dá visibilidade a atividade que elas desenvolvem e, também, proporcionam a geração de renda.
“Estamos muito felizes em oportunizar e estimular a economia criativa, especialmente através do afroemprendedorismo. Isso engrandece ainda mais o trabalho de cada uma delas”, afirma a gestora.
A paraense Larissa Moraes, de 32 anos, é nutricionista e vive em Macapá há 9 anos. Ela visitou a feira no período da tarde e aproveitou a ocasião para adquirir objetos de decoração para sua casa. Ela conta que fazia muito tempo que não acompanhava uma feira em local aberto e com programação e serviços diversificados.
“Aproveitei para passar nas barracas das artesãs e comprei duas bonecas para decorar a sala da minha casa. O trabalho desenvolvido por elas é tão lindo que nem parece que os objetos foram feitos de papel”, diz a nutricionista.
A programação do ‘Feirã do Povo’ contou ainda com corte e distribuição de bolo. A atividade encerrou às 20h e foi marcada pelo show musical de Osmar Júnior.
“Eu agradeço a todos os envolvidos quero que saibam que vocês têm o nosso respeito e admiração. Nunca iremos nos omitir, especialmente neste momento que ainda necessita de cuidados. Mas sempre que necessário estaremos juntos para movimentar a economia da nossa cidade e gerar renda”, destaca o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.
O ‘Feirão do Povo’ foi executado pelas secretarias municipais de Agricultura (Semag), do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), dos institutos municipais de Turismo (MacapaTur), de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).