Secretaria de Meio Ambiente continua campanha sobre descarte irregular de esgoto em Macapá

O objetivo é combater despejo irregular desses resíduos. Denúncias podem ser feitas através da internet.

Por Dulci Sousa - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) continua a campanha de controle e proibição de descarte irregular de esgoto em Macapá. A equipe de fiscalização atua em todas as zonas da capital, com ações de orientação a população sobre os danos do que a água servida causa ao meio ambiente, considerada crime ambiental.

O objetivo é combater o despejo irregular desses resíduos. Para isso, as equipes de fiscalização percorrem as ruas da cidade e notificam os proprietários de imóveis flagrados com escoamento ilegal. Além do trabalho de monitoramento, também são realizadas ações educativas.

Após denúncia, a equipe de fiscalização constatou na quinta-feira (11) que um empreendimento localizado na rua Santos Dumont, na zona sul da cidade, estava com irregularidades.

Durante a fiscalização, a equipe verificou que dois canos estavam escoando água servida em dois pontos comerciais. Desta forma, foi solicitado aos proprietários que retirassem os canos e providenciassem os sumidouros.

‘’Neste caso, por ser considerado crime ambiental, será aplicado multa caso o proprietário não cumpra com o período de notificação, que tem prazo de quinze dias”, pontua o chefe de Fiscalização da Semam, Adrian Cerdeira.

Prejuízos
De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, o trabalho das equipes de fiscalização ocorre de maneira constante, visando principalmente disseminar a importância da educação ambiental aos munícipes.

‘’A Semam trabalha com orientações sobre o prejuízo que a água servida ocasiona a população, além das medidas que devem ser tomadas para que seja solucionado este problema. O trabalho de fiscalização busca inibir o avanço de qualquer degradação ambiental. Isso é importante para manter a salubridade. O desgaste das águas servidas é um sério risco à saúde, transforma-se em elemento perigoso ao meio ambiente”, destaca.

Água Servida
São as águas provenientes do esgoto doméstico, empresarial ou industrial, derivadas de banhos, vasos sanitários, cozinha, tanques, máquinas de lavar louças e roupas, lavagem de automóveis e todo tipo de água residual que tenha sido utilizada para limpeza, e cujo reaproveitamento necessita tratamento apropriado.

A Prefeitura de Macapá recebe denúncias de águas servidas através do site https://macapa.1doc.com.br/atendimento. Para solicitar, o requerente deve clicar no botão de atendimentos e seguir o passo a passo.