Idosos do Abrigo São José participam de tarde de lazer no Bioparque

O parque recebeu 24 idosos que já vivenciaram situações de vulnerabilidade social para um passeio de contemplação da natureza.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Júnior Dantas

Seu Francisco de Assis Alves chegou animado ao Bioparque da Amazônia, um local de 107 hectares de florestas dentro da área urbana de Macapá. No auge dos 60 anos, seu Chico, como é conhecido pelos colegas do Abrigo São José, e cheio de histórias para contar. Nesta terça-feira (9) ele participou de um momento de lazer e contato com a natureza dentro do parque.

“É a minha primeira vez no Bioparque e eu gostei. Aqui é diferente, tem até onça, macacos e arara. Vi que aqui tem uma canoa e lembrei que costumava andar quando morava na Serra do Navio. Lá trabalhava fazendo barco e remo”, conta o idoso.

O passeio, que proporcionou momentos felizes para seu Chico, também acolheu 24 pessoas do Abrigo São José, que realiza atendimento de idosos em situação de vulnerabilidade social. O local é gerenciado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims).

“Esse passeio é inédito! Observamos a melhora na situação da pandemia, além de que todos eles também já foram imunizados. A visita foi exclusiva para eles se divertirem e sentirem a natureza. Trouxemos nessa primeira etapa 24 idosos assistidos pela instituição, que é de longa permanência, incluindo os cadeirantes e aqueles que têm mais mobilidade. A equipe do Bioparque auxiliou no direcionamento aos locais adequados”, destaca a secretária da Sims, Albanize Colares.

Atenção diferenciada
Pensando no amparo a estas pessoas longevas, a administração do Bioparque da Amazônia se preparou para receber os idosos. A data escolhida junto à gerência do Abrigo São José foi fora dos dias normais de visitação, por ser um público específico e que requer uma atenção diferenciada.

“Costumamos receber pessoas em vulnerabilidade social para passeios gratuitos. Abrimos excepcionalmente para os idosos do abrigo, por ser um grupo que merece um acolhimento diferenciado, por conta da idade avançada. A equipe do parque acompanhou o passeio, visando à segurança e o bem-estar dos visitantes”, pontua o diretor-presidente do Bioparque, José Aranha Neto.

Durante o passeio os idosos conheceram o Bosque do Quati e os logradouros dos animais que habitam a unidade, além de alguns trechos de trilhas terrestres. Tudo acompanhado por um guia ou técnico do Bioparque, que explanou sobre os habitats naturais, além de oferecer segurança àqueles que têm mais idade.

Bioparque
O Bioparque da Amazônia funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20. O local agrega três biomas presentes no Amapá e fica a 15 minutos do centro de Macapá, com acesso pela Rodovia Juscelino Kubitschek. Além de educação ambiental, a unidade é um espaço social, que recebe ações que promovem o bem-estar dos macapaenses.

Os visitantes podem participar de atividades voltadas para contemplação da natureza e prática de esportes de aventura, como arborismo, ciclismo e tirolesa.