Idosos recebem acompanhamento de serviços de saúde em casa

As ações são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que executam os atendimentos nos domicílios.

Por Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Nesta terça-feira (26) a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através das Equipes Multiprofissionais de Atendimento Domiciliar (Emad), realizaram mais uma ação de serviços de saúde voltados para pacientes impossibilitados de locomoção. As ações são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que executam os atendimentos nos domicílios.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, os trabalhos desenvolvidos pelas equipes fortalecem as ações, possibilitando alcançar toda a população com os atendimentos básicos de saúde.

“Essas são demandas admissionais do Emad. Recebemos a solicitação e realizamos a avaliação dos pacientes para incluir nos atendimentos dos acamados até a sua estabilização, colaborando de certa forma com a redução de pacientes nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde”, destacou a secretária.

A ação desenvolvida pelas equipes colabora com as demandas de atenção domiciliar e fortalece a prestação dos atendimentos médicos no município. Para as famílias que recebem os serviços significa a aproximação do munícipe coma rede básica de saúde.

O idoso Francisco Araújo, 86 anos, é diabético e hipertenso e recebeu os atendimentos de saúde em sua residência no bairro Jardim Felicidade, zona norte de Macapá. Para Odiléia Pinheiro Cardoso, a preocupação com a saúde do avô ameniza ao receber os profissionais em casa.

“Acreditamos que esse atendimento veio para somar e melhorar a saúde do meu avô. Com a ajuda dos profissionais vamos poder cuidar dele com mais atenção. A equipe irá acompanhá-lo até sua melhora ”, explicou.

Para receber atendimentos de saúde em casa é necessário que as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), Hospital ou Unidades de Pronto Atendimento e Básicas de Saúde solicitem avaliação da equipe do Emad que atende a sua localidade.

A equipe vai até a residência fazer uma visita pré admissional que avalia se o paciente atende aos critérios para ser acompanhado pelo serviço. Se tiver critério, a equipe volta para fazer a admissão do paciente e abrir o prontuário para ser acompanhado até melhora do quadro.