A saúde mental é uma preocupação constante da Prefeitura de Macapá para a promoção do bem-estar dentro das instituições de ensino do município. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolve ações que buscam combater diversas situações capazes de desencadear desequilíbrio emocional e transtornos mentais. O foco são os estudantes e seus responsáveis, bem como os profissionais da Educação das 104 unidades educacionais espalhadas pela cidade.
Com a flexibilização dos protocolos de biossegurança para o combate da Covid-19, somada à campanha de conscientização do Setembro Amarelo, as escolas estão sendo incentivadas a inserirem em suas agendas palestras e rodas de conversa que abordem temas de valorização da vida e saúde mental.
“A mudança repentina na maneira em que professores, alunos e pais se relacionaram durante o período da pandemia favoreceu o aparecimento de ansiedade, depressão, entre outros problemas de caráter emocional. A base da prevenção é a informação, por isso essas ações são tão importantes para uma cultura de valorização da vida dentro do espaço escolar”, frisou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.
Parcerias
Para manter um ciclo de cuidado mental completo, a Semed firmou parcerias com outras entidades. Os servidores da Educação que desejarem ter um acompanhamento psicológico individualizado só precisam demonstrar o interesse para Divisão da Saúde do Educando (Dise). O servidor poderá ser encaminhado para as equipes de um dos parceiros: Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), Capuchinhos, Faculdade de Macapá (Fama) e Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Temáticas abordadas
As ações terão continuidade mesmo após o término da campanha Setembro Amarelo, mantendo um cuidado permanente dentro do universo escolar. Até o momento mais de 300 profissionais da Educação já participaram das palestras e rodas de conversa. Os gestores escolares que tiverem interesse em realizar a atividade nas suas escolas podem agendar a ação diretamente com a Dise.
Os temas podem ser escolhidos pelo diretor da escola, de acordo com a necessidade identificada na rotina escolar e o público-alvo. São eles:
- Saúde Emocional com foco na Valorização da Vida;
- Saúde Emocional com foco no Autoconhecimento e Ressignificação;
- Saúde Emocional – Como usá-la ao seu favor;
- Saúde Emocional – Inter-relações e Compromissos no Ambiente de Trabalho;
- Cultura da Paz na Escola;
- Conflitos na Adolescência – Pais x Alunos x Professores;
- Álcool e Drogas: O ‘barato’ e suas consequências;
- Primeiros Socorros Infantil;
- Sexualidade Saudável;
- Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
- Imunização em Tempos de Doenças Emergentes;
- Atualização em Covid-19 e suas sequelas;