O momento em que vivemos, quando o aquecimento global é uma realidade que afeta o planeta de forma extrema, ideias sustentáveis são muito bem-vindas, principalmente nas escolas. Neste sentido, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Luiza Bello, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), realizou na manhã deste sábado (23), o projeto Bello no Tabuleiro, com torneio de xadrez, oficinas de confecção de tabuleiros e palestras voltadas para a preservação do meio ambiente e reaproveitamento de materiais recicláveis.
A socialização do projeto reuniu cerca de 200 estudantes, com idade entre 6 a 11 anos, na quadra da Universidade, na Zona Sul da Capital. As crianças aproveitaram o momento para se divertirem enquanto participavam das atividades.
Kayra Mayara, de 10 anos, aluna do 5° ano da EMEF Maria Luiza Bello, estava ansiosa para o início da competição e falou um pouquinho sobre os benefícios do jogo na sua vida escolar. “O xadrez é muito bacana para a concentração. Antes eu era muito dispersa nas aulas, mas depois que aprendi a jogar e a praticar, consigo me concentrar mais nas coisas que preciso fazer”, pontuou a garota.
A diretora da instituição, Franciana Baia, concorda com a estudante e reforçou que a iniciativa une criatividade, educação ambiental e inovação. “Este projeto envolve totalmente as crianças, trabalhando o cognitivo, despertando a curiosidade e mantendo-as atentas a todo o processo de criação”, disse a gestora.
Durante a execução do projeto na escola, as crianças criaram tabuleiros gigantes, feitos com materiais recicláveis. A aluna Nicolly Lara, de 10 anos, falou sobre essa experiência. “Participar da confecção do xadrez gigante fez com que eu tivesse um melhor entendimento do jogo”, enfatizou a menina.
“Todo o processo das oficinas com as crianças envolve temas de preservação ambiental. Para a confecção das peças, elas usam papel machê, papelão e pinturas à base de água, além das rodas de conversa de forma lúdica, utilizando técnicas de teatro e brincadeiras educativas”, destacou André Monteiro, coordenador do projeto Unicomunidades Sustentáveis, da UNIFAP.
Confira mais fotos: