Nesta quarta-feira (23), a Prefeitura de Macapá realizou o acompanhamento mensal da merenda escolar no Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe. A ação ressalta a importância da alimentação saudável no desenvolvimento das crianças.
A medida é executada mensalmente pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Departamento de Segurança e Gestão Alimentar (DSGA) nas unidades escolares do município.
No último 21 de outubro foi o Dia Nacional da Alimentação na Escola. A data foi escolhida para destacar a importância de ações de educação alimentar e nutricional para os estudantes.
A refeição servida aos alunos, neste dia, foi a feijoada. Prato conhecido da gastronomia brasileira, porém, sem os temperos e iguarias típicas do prato, como explica a nutricionista da DSGA, Susy Barros.
“A feijoada tradicional, é feita com miúdos de porco, onde pode se acrescentar a linguiça calabresa e outros produtos embutidos. Na alimentação escolar municipal, não utilizamos esses alimentos, porque fogem às recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Então substituímos parte desses produtos pelo charque, hortaliças e legumes”, disse a nutricionista.
Susy ainda destacou, que é incluída na merenda escolar, frutas, verduras e legumes, provenientes da agricultura familiar, além de outros alimentos que compõe o cardápio.
Esta é uma forma de incentivar economicamente os produtores locais. Além de incluir alimentos, que fazem parte da cultura regional, como o açaí e o peixe, e assim alcançar uma maior adesão por parte dos alunos.
As alunas Alice Manuela Lopes, de 4 anos, e a Maria Alice Dias, de 5 anos, comeram toda a comida do prato para mostrar que amaram a refeição servida pela escola.
Neize Cunha, diretora do Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, ressaltou a importância dos pais se atentarem a uma alimentação saudável para seus filhos.
“Apesar da escola promover uma educação alimentar saudável e orientar as famílias em relação a isso, muitos pais mandam na lancheira de seus filhos, alimentos ultraprocessados, como biscoito recheados, salgadinhos, achocolatados de caixinhas, entre outros. Esses são produtos que fazem muito mal às crianças”, enfatizou a diretora.
Uma alimentação balanceada fornece energia para as atividades escolares e pode ajudar a combater a obesidade infantil.
Sobre o cardápio
O cardápio servido nas escolas do município é desenvolvido por uma equipe de nutricionistas do Departamento de Segurança e Gestão Alimentar (DSGA), da SEMED, seguindo o que estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), iniciativa que oferece refeições e ações de educação alimentar e nutricional para os alunos.
O PNAE é um eixo fundamental para a garantida da Segurança Alimentar e Nutricional no país, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis.
| Fotos: Bruna Pinheiro /PMM