Macapá recebe o 10º Encontro do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil da Região Norte

Encontro discutiu práticas pedagógicas e contou com palestras magnas e mesas temáticas voltadas para a pluralidade da educação da região

Por Matheus Gomes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

O encontro tem apoio da Prefeitura de Macapá e reúne educadores de diversas regiões do Brasil para debater e formular sobre os rumos da educação infantil no país | Foto: Matheus Gomes/PMM

Nos dias 17 e 18, Macapá foi sede do 10° Encontro do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) da Região Norte e do 2° Seminário do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada leei/norte. O evento, apoiado pela Prefeitura de Macapá, reuniu profissionais da educação de diversas regiões do país para formações e formulações sobre as realidades vivenciadas na educação infantil nos 7 estados nortistas.

O encontro, que busca garantir políticas educacionais, propostas e práticas pedagógicas que contemplem as especificidades da educação de bebês entre 0 a 6 anos, contou com palestras magnas e mesas temáticas voltadas para a pluralidade da educação.

Os debates e elaborações sobre a formação continuada de professores e o aprendizado na infância nos diferentes territórios, temas das mesas temáticas, auxiliarão a formulação da carta da Amazônia.

Para a coordenadora geral de educação infantil do Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho, a luta pela defesa do direito à educação infantil de qualidade é dever do Estado. 

“Todas as crianças têm o direito de frequentar uma creche, uma pré-escola, e todos os pais têm de ter o atendimento da sua criança como dever do Estado. A educação não é mais um dever apenas da família, como era até 1988, a constituição mudou isso. E essa obrigação é cumprida por meio da oferta da educação infantil de qualidade, que realmente possibilite mudanças de vidas” enfatiza a representante do MEC, que ministrou a palestra “Políticas educacionais voltadas para a educação infantil”.

Uma colaboração entre a União, o Distrito Federal, estados e municípios busca, através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, alfabetizar todas as crianças do Brasil até o final do 2° ano do ensino fundamental, além de recuperar pendências causadas pela pandemia.

A coordenadora do compromisso nacional no Amapá, Dilene Kátia, explica que o evento é de extrema importância para a formação continuada de educadores, mas também para a construção de planos de ação que partem das discussões induzidas pelos debates.

“A educação infantil, que é a primeira etapa da educação básica, precisa ser observada e considerada por todos como essencial. É necessário que todos ao redor dessa ideia estejam alinhados com os compromissos da garantia de uma educação popular, gratuita e democrática”, relata Dilene.

A presidenta do Conselho Municipal de Educação, Rosylene Cunha, conta que o evento dá luz às realidades da região Norte. 

“O norte abriga povos indígenas, comunidades quilombolas e ribeirinhas, todos merecem uma atenção especializada e políticas educacionais que incorporem a esse cenário. O educar e o cuidar precisam andar juntos na educação infantil e é necessário que os agentes responsáveis estejam dispostos a abraçar realidades diversas”, enfatiza a presidenta.

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