Prefeitura de Macapá realiza 2ª Formação do Programa Criança Alfabetizada para professores da educação infantil do município

Tema da formação trouxe elementos da cultura da Amazônia com aplicação didática em sala de aula. A literatura infantil do Amapá foi um dos destaques da capacitação que reuniu mais de 400 professores da rede municipal

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Formação reuniu mais de 400 professores da zona urbana e do campo | Foto: Merlin Pires /PMM

Nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou a 2ª Formação do Programa Criança Alfabetizada (PCA), para 416 professores da Educação Infantil (1° e 2° períodos – zona urbana e do campo), numa faculdade, no centro da capital.

Pela celebração da data e importância da preservação do meio ambiente, o tema não podia ser outro, que não este:  “A criança, as intenções, as brincadeiras e a relação com a natureza e a cultura”, cujo objetivo, além da aprendizagem sobre  cultura da Amazônia é também, sensibilizar os professores na utilização de materiais encontrados na natureza para a aplicação das dinâmicas em sala de aula, incluindo as decorações. Evitando assim, a utilização de EVA (Etileno Acetato de Vinila), plásticos e outros materiais industrializados.

“O tema desta formação é bastante abrangente no que diz respeito à concepção e compreensão das crianças sobre o meio em que elas vivem. É importante reconhecer a importância das brincadeiras infantis nas interações dos alunos, relacionando essas experiências com a cultura, a gastronomia, arte e a literatura da Amazônia, provocando o imaginário da criança e o conhecimento de expressões que enriqueçam sua linguagem e apropriação da sua identidade amazônida”, explicou Alessandra Coelho, coordenadora do programa Criança Alfabetizada no município de Macapá.

A formação continuada é indispensável para que as instituições de ensino e equipes de educação se apropriem dessas novas metodologias de ensino para evoluir e proporcionar uma educação ainda mais qualificada e completa aos alunos, promovendo impactos positivos em toda a comunidade escolar.

A formadora Vera Figueiredo citou a importância de se levar a literatura infantil amapaense para dentro das salas de aula. “Nesta formação, estamos trabalhando a obra Deca Moleca, da escritora amapaense Negra Áurea. Temos muitos escritores aqui mesmo em Macapá, com trabalhos incríveis sobre o folclore amazônico, meio ambiente e outras temáticas que podem ser trabalhadas no contexto da educação infantil e é muito importante que valorizemos o que é da nossa terra também no que diz respeito à literatura, porque essas obras retratam o que nós somos ou o que queremos representar” ressaltou a formadora.

Nildacir Monteiro, professora da escola municipal Pratinha, localizada em São Tomé do Pacuí, destacou o potencial daquela comunidade na utilização dos bens naturais para a construção do conhecimento aplicado em sua escola. “Pela educação do campo ter suas peculiaridades, nós já adotamos materiais da natureza na composição do aprendizado em sala de aula. Mas as formações trazem um novo olhar sobre coisas que talvez não tenhamos nos atentados. Reciclar conhecimentos e nos apropriar de ideias inovadoras é necessário para a evolução dos alunos e a nossa própria”, enfatizou a professora.

 Programa Criança Alfabetizada

É um dos programas educacionais gerenciados pela SEMED, instituído pela Lei 2.448 de 2 de dezembro de 2019, que institui o Regime de Colaboração da Educação do Estado do Amapá com os municípios que aderirem ao Colabora Amapá Educação. O Programa estabelece como finalidade o apoio técnico, financeiro e pedagógico a esses municípios, visando ampliar as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem, na Educação Infantil e na etapa inicial da Alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental I, proporcionando a melhoria da qualidade da aprendizagem e garantindo a equidade no ensino.

| Foto: Merlin Pires /PMM