Profissionais da educação do município de Macapá participam do 1° Seminário Regional Educar pra Valer

Evento reuniu cerca de 60 profissionais, entre gestores, superintendentes educacionais e os secretários de educação de Macapá e Santana

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Macapá

Participantes realizam dinâmicas dentro da programação do 1º Seminário Regional EPV | Foto: Wellington Barros /PMM

O quadro de gestores educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Macapá participou do 1° Seminário Regional Educar pra Valer (EPV), realizado nesta terça-feira (4), no auditório da Unidade Integrada SESI/SENAI-A Banda, área central de Macapá.

O evento foi direcionado aos secretários de educação e equipes da gestão educacional, com o objetivo de promover reflexões sobre o planejamento da política educacional para o ano de 2024, assim como destacar a importância da equipe de acompanhamento da gestão para o sucesso das ações voltadas ao avanço no aprendizado dos estudantes. A iniciativa reuniu cerca de 60 profissionais, que realizaram trocas e vivências relacionadas às estratégias e metodologias de ensino.  

Para o secretário de educação do município de Macapá, Madson Millor, o seminário apresenta um importante encontro dos agentes da educação municipal, com intuito de contribuir com a elaboração e execução das políticas públicas que vão promover o desenvolvimento dos estudantes, de maneira integrada no âmbito escolar.

“Estamos avançando na educação do município de Macapá a cada ano. Esse avanço é reflexo do trabalho de uma equipe que busca melhorias constantes para o aprendizado das nossas crianças. O Seminário traz esses resultados e estratégias para implementar ainda mais as metodologias já aplicadas em nossas escolas”, ressaltou Millor.

Júlio Cavalcante, diretor do programa Educar pra Valer apresentou os indicadores de aprendizagem dos municípios e  ressaltou os avanços educacionais de Macapá e Santana. “O desenvolvimento educacional desses dois municípios reflete no resultado de todo o estado do Amapá, por possuírem o maior número de alunos matriculados. Daí a importância de se estar constantemente buscando estratégias para a melhoria do ensino e aprendizagem em toda a educação”, destacou o diretor.

De acordo com a superintendente da SEMED, Nilza Santana, na avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (SisPAEAP), em 2019, Macapá ocupava as últimas colocações, já em 2024, está entre os oito municípios que mais cresceram no estado.  

“Houve um avanço significativo nos índices de aprendizagem dos alunos das escolas municipais. E um dos papéis das superintendências é acompanhar esse desenvolvimento, apoiando de forma estrutural e estratégica, professores, gestores e coordenadores pedagógicos, no alcance de melhores resultados em suas unidades de ensino”, enfatizou a superintendente.

A parceria da Prefeitura de Macapá com a Associação Bem Comum (ABC) e o Educar pra Valer (EPV), nasce em 2021, com a criação do programa Educa Macapá, visando ações de desenvolvimento e fortalecimento do ensino no município. O EPV tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão pedagógica.

Sobre os indicadores educacionais

Os indicadores educacionais são construídos a partir das avaliações externas, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (SisPAEAP) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) . E também pelas avaliações internas promovidas pelo programa Educa Macapá.

| Fotos: Wellington Barros /PMM