Profissionais da educação municipal participam de capacitação sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Foram abordados diversos temas relevantes ao contexto

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Participaram do evento, professores, coordenadores e diretores de escolas do município I Fotos: Matheus Gomes/PMM

A Secretaria Municipal de Educacão (Semed) através da Coordenadoria de Gestão Pedagógica e Divisão de Saúde do Educando, promoveu nesta quinta-feira (16), aos diretores e coordenadores de escolas do município que estão participando do Projeto: Faça Bonito na Escola, capacitação sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Conduzido pela palestrante Perla Milena, enfermeira do Serviço de Atendimento à Vítima de Violência Infantil (SAVVI), foram abordados diversos temas relevantes ao contexto, como: Tipos de Violência Contra Crianças e Adolescentes, Definição de Abuso e Exploração, Como Identificar Situações de Risco, entre outros. As atividades aconteceram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Hildemar Maia, bairro do Trem.

“São assuntos necessários e precisam ser tratados na sala de aula, pois os professores também são peças fundamentais no combate a esses tipos de violências”, comentou Perla.

A professora Brenda Vilhena, que também atua como diretora na Emef, Hildemar Maia, afirma que a Prefeitura de Macapá está comprometida com as diversas formas de enfrentamento às violências contra as crianças e os adolescentes.

“São desenvolvidos vários projetos que buscam contribuir com a prevenção dos casos de abuso e exploração sexual que acometem as crianças em nossa sociedade. Acho importante a participação dos professores também na luta contra esses tipos de violência”, acrescenta.

Projeto Faça Bonito na Escola

O objetivo da campanha anual é ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.