Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe é entregue à população e vai atender alunos de Creche e Pré-escola  

Aproximadamente 750 crianças serão atendidas na Instituição de Ensino

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Entrega do Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe Creche e Pré-escola | Foto: Jesiel Braga /PMM

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, esta frase retirada do Livro O Pequeno Príncipe, de autoria de Antoine de Saint-Exupéry, traduz perfeitamente o sentimento das pessoas que têm ou tiveram alguma ligação com a Unidade Escolar, agora chamada de Centro de Educação Infantil O pequeno Príncipe Creche e Pré-escola. A unidade de Ensino localizada na área central da cidade, foi entregue nesta terça-feira (30), para a população pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, em clima de fortes emoções.

O Centro de Educação Infantil tem capacidade para atender, aproximadamente, 750 alunos da Educação Infantil, de 3 a 5 anos de idade, estudantes do maternal IV, 1º e 2º períodos, nos turnos da manhã e tarde.

O prefeito Dr. Furlan, relembrou a situação da escola em sua primeira visita acompanhado de sua equipe de gestão. “Aquele momento foi crucial para a decisão de criar uma escola totalmente nova. Nesta gestão, tomamos a decisão de fazer o que é necessário para que o povo tenha o que é seu de direito, e com dignidade”, ressaltou Dr. Furlan, listando as demais obras em andamento e que serão entregues em breve para a população.

O chefe do executivo ainda foi presenteado com um exemplar do livro O Pequeno Príncipe, assinado por todos os servidores da instituição. O livro foi entregue pelas mãos do estudante Pedro Henrique, de 5 anos.

Madson Millor, secretário municipal de educação, enfatizou a importância dos profissionais que passaram pela escola, desde a sua criação, em 1972. “Nosso agradecimento a essas pessoas que passaram por esta instituição e deixaram um legado de aprendizados em cada criança que estudou aqui, porque sabemos que a educação infantil é a base de todo percurso educacional subsequente”, ressaltou o secretário.

A nutricionista Ruth Coelho e a enfermeira Marisa Cardoso, ambas com 50 anos, estavam prestigiando o evento com as amigas, e contaram que seus filhos estudaram na escola quando crianças. As duas ressaltaram a alegria do momento e o quanto a escola está linda e moderna. “Deu até vontade de voltar a ser criança, só para estudar aqui”, brincou Marisa, encantada com o prédio novo.

A ligação que as pessoas têm com instituição escolar é uma misto de amor e memória afetiva. É assim que o coordenador pedagógico Alcijone Rangel, de 47 anos, conta a sua trajetória de 15 anos na unidade de ensino. Apesar de não ter estudado na escola, sua mãe era gari e limpava justamente o trecho onde se localiza a escola, e muitas vezes, ele a acompanhava no trabalho.

“Antes da minha idade escolar, eu via aquele prédio bonito e encantador, com brinquedos na área externa e aquilo me despertava a vontade de estar aqui dentro. E fui realizar este sonho, muito tempo depois, quando me formei e passei em concurso do município. Fui cativado por tudo que há de melhor nesta escola”, ressaltou o coordenador, emocionado.

Durante a solenidade, Elaine Cristina Silva, irmã do ex-aluno Edielson de Souza, que hoje mora em Santa Catarina,  entregou para Neize Cunha, gestora do Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, o uniforme que seu irmão usava, no ano de 1981, quando estudava na instituição.

Para Elaine, a simbologia de presentear a escola com o uniforme, representa toda gratidão de sua família pela educação recebida desde a infância.

Na ocasião, foi exibido vídeo com depoimentos de profissionais da educação, familiares e ex-alunos da escola, como forma de homenagear e marcar o momento histórico.

O prédio do Centro de Educação Infantil tem aproximadamente 2.260m² de área construída e conta com 12 salas de aula, sala multiuso, biblioteca, sala de professores, coordenação pedagógica e administrativa, secretaria, diretoria, refeitório, cozinha, 2 salas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), banheiros feminino e masculino e com acessibilidade, jardim, espaço coberto para atividades recreativa, entre outros espaços.

Os recursos para a reconstrução da unidade escolar são oriundos do Tesouro Municipal, no valor de R$7.360.903,94.

Enquanto a escola matriz estava em obras, as aulas aconteciam em prédio alugado pela Prefeitura de Macapá, na área central.

 Histórico da Escola

A EMEI O Pequeno Príncipe foi criada em 12 de outubro de 1972, durante a gestão do então governador do Amapá, Ivanhoé Gonçalves Martins. O nome da escola tem a ver com a comemoração do Dia das Crianças, e faz referência à obra da literatura infanto-juvenil O PEQUENO PRÍNCIPE, de autoria do francês Antoine de Saint-Exupéry, lançada originalmente na França em 1943 e no Brasil em 1952.

Com a entrega do Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, são 29 obras entregues na Educação, pela gestão Furlan, entre Escolas de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Creches. Atualmente, 5 prédios estão em processo de reconstrução e ampliação e outros 3 em construção.

Confira mais fotos: