Prefeitura reforça medidas de Saúde Pública: Hipoclorito de Sódio é distribuído para tratamento de água em Macapá

Solução é recomendada para purificar a água antes de ser consumida e reduz o risco de contaminação de doenças

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social


A Prefeitura disponibiliza frascos de hipoclorito de sódio à população de Macapá para o tratamento da água de poço, lagos ou rios para torná-la própria para o consumo. A distribuição do produto é feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e também pode ser retirado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Devido às fortes chuvas da madrugada do dia 13 de fevereiro, as equipes multiprofissionais
da saúde, intensificaram a distribuição nas localidades que foram atingidas pelo sinistro e que ainda não têm acesso à água tratada para o consumo humano.

O hipoclorito de sódio é recomendado para purificar a água antes de ser consumida. Utilizada adequadamente, essa solução reduz o risco de contaminação de doenças como hepatite A, E. Coli, cólera, rotavírus, norovírus e doenças diarreicas.

“É fundamental investir em saúde pública, e a distribuição do hipoclorito de sódio é uma medida eficaz, que diminui as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias transmitidas pela água. Estamos direcionando nossos esforços para as comunidades que carecem de acesso à água tratada”, ressalta Erica Aymoré, secretária municipal de Saúde.

Como utilizar o hipoclorito:

Deve ser utilizado na concentração de 2.5% e bastam 2 gotinhas do produto para limpar 1 litro de água.

1° Passo: ferver a água por 3 minutos.

2° Passo: filtrar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo.

3° Passo: após filtrar, coloque 2 gotas do hipoclorito de sódio a 2,5% a cada 1 litro de água.

4° Passo: misturar bem e esperar meia hora (30 minutos) antes de consumir a água.


Decreto Situação de Emergência:

Na última terça-feira (13), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, decretou situação de emergência no município, em decorrência de alagamentos e inundações causados por desastres naturais com chuvas intensas. O decreto é válido por 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, e abrange as áreas afetadas pelo desastre, conforme o Parecer Técnico nº 001/2024 da Divisão de Defesa Civil da Guarda Civil do Município de Macapá (DIDEC/GCMM).