Servidores da Semed recebem capacitação em primeiros socorros

Projeto iniciou nas escolas municipais de educação infantil, em 2022 e já capacitou 1500 profissionais, entre professores, gestores, agentes de portarias, entre outros servidores

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Capacitação tem o objetivo de qualificar os servidores em técnicas e manobras de desengasgo, dentre outras | Foto: Jesiel Braga /PMM

Nesta sexta-feira (4), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do projeto ‘Lucas Vive’ e Paratus Treinamentos, realizou capacitação de primeiros socorros a 40 servidores dos departamentos administrativos e pedagógicos da instituição, na  Emei O Pequeno Príncipe, centro de Macapá.

A capacitação tem o objetivo de qualificar os servidores em técnicas e manobras de desengasgo, Obstrução das Vias Áreas por Corpo Estranho (OVACE), parada respiratória, cardiorrespiratória, pequenas fraturas, lesões e técnicas de contenção de sangramento, dentre outras.

Para Thyago Pamphylio, chefe da Divisão Saúde do Educando, a ação  traz conhecimento sobre os procedimentos indicados, no caso de uma ocorrência, para manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra, até a chegada dos profissionais de saúde.

Firmo Leite, coordenador do projeto Lucas Vive, ressaltou a importância da capacitação para o conhecimento dos procedimentos corretos de primeiros socorros.

“Essa formação dentro do projeto ‘Lucas Vive’ visa o treinamento de profissionais da educação com os procedimentos de primeiros socorros que podem ser aplicados em situações de emergência, como engasgo, parada cardiorrespiratória, RCP, que é a ressuscitação cardiopulmonar, utilização do DEA, Desfibrilador Automático, entre outros treinamentos”, destacou o coordenador.

A  capacitação de primeiros socorros iniciou nas escolas de educação infantil do município de Macapá, em 2022 e continuou até junho de 2023, atendendo 1500 profissionais da educação.

De acordo com  Regiane Coutinho, chefe da divisão de educação infantil e coordenadora do projeto ‘Lucas Vive’, na Semed, o treinamento em primeiros socorros retornou agora, depois das férias, atendendo os servidores que trabalham no prédio da secretaria, e ainda este mês,  chega às escolas do campo, nas comunidades polos de Ipixuna, Pacuí e Bailique.

Em seguida,  o projeto deve acontecer nas escolas de ensino fundamental,  da zona urbana, alcançando assim, todo o quadro de servidores da educação do município.

A secretária municipal de Educação, Monick França, realizou a entrega do certificado ao instrutor e coordenador do projeto ‘Lucas Vive’ e também aos servidores, parabenizando a cada um e ressaltando a importância da capacitação para somar com a segurança do ambiente de trabalho, do dia a dia com a família, amigos e em ambientes sociais.

 Sobre a Lei Lucas

Em setembro de 2017, o aluno Lucas Begallo morreu engasgado em uma excursão escolar, no Município de Campinas, em São Paulo. O Senado Federal, no dia 04 de outubro de 2018, aprovou a Lei 13.722/18 – a Lei Lucas.

Essa Lei tem por objetivo capacitar os funcionários de escolas públicas e privadas de ensino infantil e básico, em todo o Brasil, dando suporte aos estudantes que se encontram em situação de emergência e precisam de assistência imediata até que o órgão competente chegue ao local.

Confira mais fotos